Exposição de Orquídeas e Bromélias de Bertioga abre nesta sexta (1º)

Evento será realizado pelo NOB, com o apoio da Prefeitura, no Forte São João e segue até domingo (03)

Comentar
Compartilhar
30 OUT 201316h48

O Núcleo Orquidófilo de Bertioga (NOB), em parceria com a Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, abre nesta sexta-feira (1º), às 17 horas, a 5ª Exposição de Orquídeas e Bromélias de Bertioga, que será realizada até o dia 03, no Forte São João, com exposição e venda de espécies naturais brasileiras, estrangeiras e híbridos. No sábado (02), a mostra ficará aberta ao público, das 10 às 21 horas; e no domingo (03), das 10 às 17 horas.

O evento também contará com palestras técnicas e oficinas ecológicas sobre preservação, manejo sustentável e cultivo de orquídeas e bromélias, abertas à comunidade em geral, que serão realizadas sempre na parte da tarde. Interessados podem se inscrever no local.

A novidade da edição deste ano é a criação de um espaço no local da exposição para espécies descobertas no Município, além de uma referência à espécie conhecida como barba de bode (Tillandsia usneoides), que é uma bromélia referenciada como a planta mais evoluída do mundo.
Há quatro anos a organização do evento edita uma revista sobre as espécies de orquídeas e bromélias da região, com o patrocínio da iniciativa privada: Praias Paulistas, Sobloco e Fazenda Acaraú. O diferencial é que esse evento é o único que distribui uma revista especializada sobre o assunto, gratuitamente, para o público visitante. A edição já está sendo elaborada.

Música é Cultura

No sábado (02), além da exposição, o público poderá apreciar, às 20 horas, o Quarteto Afrodite, dentro do projeto Música é Cultura, desenvolvido semanalmente na Casa da Cultura, pelo Sesc Bertioga, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. Porém neste sábado, em função da Exposição de Orquídeas e Bromélias, a atração será realizada no Forte São João.

O Núcleo Orquidófilo de Bertioga (NOB), em parceria com a Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, abre nesta sexta-feira (1º), às 17 horas, a 5ª Exposição de Orquídeas e Bromélias de Bertioga (Foto: Divulgação/PMB)

Constituído por instrumentistas da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, o quarteto é integrado por musicistas de formação erudita, que se dedicam também a estudo da música popular. Foi criado com o objetivo de aprimorar o conhecimento e a prática da música em conjunto, e, ao mesmo, tempo divulgar o repertório para esta formação. O quarteto apresentou-se com muito sucesso em locais como o Sesc Santana e Sesi Jundiaí e Suzano.

Programação

Sexta – Dia 01/1
17h30 –
Cerimonial de Abertura da 5º Exposição de Orquídeas e Bromélias de Bertioga
18h30 – Início do julgamento das espécies que serão premiadas na exposição
21h - Fechamento da Exposição

Sábado – Dia 02/11
10h - Abertura da exposição de Plantas e Fotos de Orquídeas & Bromélias e vendas de plantas
10h30 - Oficina de Cultivo de Orquídeas
15h – Oficina de Arte – Aquarela com temas de Orquídeas & Bromélias
18h – Oficina de Cultivo de Orquídeas
20h – Apresentação do projeto Música é Cultura, com o grupo “Quarteto Afrodite” – no Forte São João
21h - Fechamento da Exposição

Domingo – Dia 03/11
10h - Abertura da exposição de Plantas e Fotos de Orquídeas & Bromélias e vendas de plantas
10h30 - Oficina de Cultivo de Orquídeas
15h – Entrega dos prêmios as espécies ganhadoras do 1º, 2º e 3º lugar das categorias melhor espécie brasileira, melhor espécie estrangeira, melhor hibrido, prêmio especial da campeã da exposição, prêmio especial do melhor cultivo da exposição, prêmio especial da melhor Bromélia.
17h - Encerramento da exposição.

Serviço

O Forte São João fica no Parque dos Tupiniquins, na Avenida Vicente de Carvalho, entre o Canal de Bertioga e a Praia da Enseada (Centro). O Acesso à exposição é livre.