Explosão em usina de produto químico na China leva seis pessoas ao hospital

As autoridades disseram que não houve vazamentos dos três tanques da usina e não há sinais de contaminação do meio ambiente. Esta é a segunda explosão que atinge a usina em 20 meses

Comentar
Compartilhar
07 ABR 201517h06

Seis pessoas foram hospitalizadas e centenas de bombeiros tentaram combater um incêndio, após uma explosão em uma usina que produz o paraxileno, um produto químico tóxico usado como base para a fabricação do plástico PET, na província de Fujian, na China.

As autoridades disseram que não houve vazamentos dos três tanques da usina e não há sinais de contaminação do meio ambiente. Esta é a segunda explosão que atinge a usina em 20 meses.

As preocupações com a segurança das usinas que fabricam paraxileno, ou PX, motivaram diversos protestos na China nos últimos anos por causa de danos à saúde da população. A exposição ao produto químico pode causar irritação no olho, nariz e garganta.

O vice-prefeito da cidade de Zhangzhou, Zhang Yiteng, disse a jornalistas que uma pessoa ficou ferida no local da explosão e cinco feridos por vidros quebrados. A agência de notícias Xinhua

disse que fortes tremores foram sentidos até 50 quilômetros de distância.

As autoridades designaram 177 caminhões de bombeiros e 829 bombeiros para combater as chamas

e todos os moradores próximos foram evacuados, disse Yiteng. O fogo estava sob controle, e as autoridades estão monitorando o ambiente para qualquer tipo de contaminação, acrescentou.