26 de Abril de 2024 • 16:23
A discussão sobre uma ligação entre as duas cidades já ultrapassa meio século / Arquivo DL
O vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França (PSB), aguarda a posição do Tribunal de Contas sobre a possibilidade da Ecovias ser a responsável pela construção da ligação seca entre Santos e Guarujá.
A discussão sobre uma ligação entre as duas cidades já ultrapassa meio século. A questão foi levantada pela primeira vez na década de 1950 pelo então governador Prestes Maia, que já previa a necessidade de conectar Santos e Guarujá.
Em 1970, o governador Roberto de Abreu Sodré anunciou a construção de uma ponte, o que não aconteceu.
Em 2010, o governador José Serra, candidato à Presidência da República, inaugurou a maquete de uma ponte estaiada, orçada em cerca de 900 milhões de reais, com 4,8 quilômetros de pistas.
Três anos depois o projeto de Serra foi abandonado pelo seu substituto, Geraldo Alckmin, que descartou a ponte e lançou o edital para a construção de um túnel submerso, orçado em 2,4 bilhões de reais. Em meados de 2016 Alckmin afirmou que o Estado não tinha recursos para tocar a obra.
Confira detalhes sobre a questão na edição desta quinta-feira do Diário do Litoral.
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