Exclusivo: Márcio França quer que Ecovias construa ligação seca entre Santos e Guarujá

A discussão sobre uma ligação entre as duas cidades já ultrapassa meio século

Comentar
Compartilhar
24 JAN 2018Por Rafaella Martinez22h00
A discussão sobre uma ligação entre as duas cidades já ultrapassa meio séculoA discussão sobre uma ligação entre as duas cidades já ultrapassa meio séculoFoto: Arquivo DL

O vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França (PSB), aguarda a posição do Tribunal de Contas sobre a possibilidade da Ecovias ser a responsável pela construção da ligação seca entre Santos e Guarujá. 

A discussão sobre uma ligação entre as duas cidades já ultrapassa meio século. A questão foi levantada pela primeira vez na década de 1950 pelo então governador Prestes Maia, que já previa a necessidade de conectar Santos e Guarujá.

Em 1970, o governador Roberto de Abreu Sodré anunciou a construção de uma ponte, o que não aconteceu. 

Em 2010, o governador José Serra, candidato à Presidência da República, inaugurou a maquete de uma ponte estaiada, orçada em cerca de 900 milhões de reais, com 4,8 quilômetros de pistas. 

Três anos depois o projeto de Serra foi abandonado pelo seu substituto, Geraldo Alckmin, que descartou a ponte e lançou o edital para a construção de um túnel submerso, orçado em 2,4 bilhões de reais. Em meados de 2016 Alckmin afirmou que o Estado não tinha recursos para tocar a obra.

Confira detalhes sobre a questão na edição desta quinta-feira do Diário do Litoral.