Cotidiano
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros e encaminhou a vereadora a uma unidade do plano Santa Saúde
Ela segue internada na unidade médica / Divulgação
Continua depois da publicidade
No início da tarde desta quarta-feira (1°), a ex-prefeita de Santos, Telma de Souza, 81 anos, sofreu um mal súbito em sua própria casa, localizada no bairro Embaré, em Santos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros e encaminhou Telma a uma unidade do plano Santa Saúde.
Continua depois da publicidade
Inicialmente, Telma foi levada ao atendimento ambulatorial pelo plano Santa Saúde e, posteriormente, encaminhada ao Hospital Beneficência Portuguesa, em Santos, onde segue internada.
No hospital, a vereadora passa por uma série de exames para apurar as causas do mal súbito e receber o diagnóstico adequado.
Continua depois da publicidade
Até o momento, a assessoria confirma que Telma está sendo assistida e permanece sob acompanhamento médico. Até o momento, Telma de Souza, que disputou a última eleição ao cargo de prefeita, segue internada.
A vereadora é reconhecida por sua trajetória política e social na cidade de Santos, tendo ocupado a Prefeitura e atualmente atuando no Legislativo municipal.
Telma de Souza iniciou sua carreira política como vereadora em Santos (1982–1985), pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e seguiu como deputada estadual (1986–1988).
Continua depois da publicidade
Nesse período, interrompeu seu mandato para assumir a Prefeitura de Santos em 1989, tornando-se a primeira mulher eleita para o cargo na cidade.
Telma de Souza recebe Medalha Braz Cubas
Sua gestão (1989–1992) ficou marcada por políticas públicas inovadoras, incluindo avanços na reforma psiquiátrica, com destaque para a intervenção na Casa de Saúde Anchieta, e terminou com índice recorde de aprovação de 97%.
Continua depois da publicidade
Após seu mandato como prefeita, Telma foi eleita deputada federal por quatro mandatos consecutivos (1994–2006), atuando em diversas comissões e projetos, especialmente voltados aos interesses da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.
Sua trajetória na Câmara dos Deputados se destacou pela defesa de direitos sociais, políticas públicas inclusivas e pela luta por maior participação feminina na política.
Telma retornou ao cenário político municipal como vereadora em 2008, sendo reeleita em 2016 e atualmente exercendo mandato na Câmara Municipal de Santos.
Continua depois da publicidade
Com décadas de atuação, ela mantém forte presença política na cidade, sendo reconhecida por seu compromisso com a comunidade e a continuidade de projetos sociais e urbanos voltados para a população.