Cotidiano

Urgente: ex-prefeita de Santos Telma de Souza é hospitalizada após mal súbito

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros e encaminhou a vereadora a uma unidade do plano Santa Saúde

Igor de Paiva e Luana Fernandes

Publicado em 01/10/2025 às 18:22

Atualizado em 01/10/2025 às 18:34

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Ela segue internada na unidade médica / Divulgação

Continua depois da publicidade

No início da tarde desta quarta-feira (1°), a ex-prefeita de Santos, Telma de Souza, 81 anos, sofreu um mal súbito em sua própria casa, localizada no bairro Embaré, em Santos. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros e encaminhou Telma a uma unidade do plano Santa Saúde.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Telma de Souza para Santos

• Telma de Souza recebe Medalha Braz Cubas

• Diário nas Eleições - Entrevista com a candidata Telma de Souza

Inicialmente, Telma foi levada ao atendimento ambulatorial pelo plano Santa Saúde e, posteriormente, encaminhada ao Hospital Beneficência Portuguesa, em Santos, onde segue internada.

No hospital, a vereadora passa por uma série de exames para apurar as causas do mal súbito e receber o diagnóstico adequado.

Continua depois da publicidade

Até o momento, a assessoria confirma que Telma está sendo assistida e permanece sob acompanhamento médico. Até o momento, Telma de Souza, que disputou a última eleição ao cargo de prefeita, segue internada.

A vereadora é reconhecida por sua trajetória política e social na cidade de Santos, tendo ocupado a Prefeitura e atualmente atuando no Legislativo municipal. 

Quem é Telma de Souza?

Telma de Souza iniciou sua carreira política como vereadora em Santos (1982–1985), pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e seguiu como deputada estadual (1986–1988).

Continua depois da publicidade

Nesse período, interrompeu seu mandato para assumir a Prefeitura de Santos em 1989, tornando-se a primeira mulher eleita para o cargo na cidade.

Telma de Souza recebe Medalha Braz Cubas

Sua gestão (1989–1992) ficou marcada por políticas públicas inovadoras, incluindo avanços na reforma psiquiátrica, com destaque para a intervenção na Casa de Saúde Anchieta, e terminou com índice recorde de aprovação de 97%.

Continua depois da publicidade

Após seu mandato como prefeita, Telma foi eleita deputada federal por quatro mandatos consecutivos (1994–2006), atuando em diversas comissões e projetos, especialmente voltados aos interesses da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

Sua trajetória na Câmara dos Deputados se destacou pela defesa de direitos sociais, políticas públicas inclusivas e pela luta por maior participação feminina na política.

Telma retornou ao cenário político municipal como vereadora em 2008, sendo reeleita em 2016 e atualmente exercendo mandato na Câmara Municipal de Santos.

Continua depois da publicidade

Com décadas de atuação, ela mantém forte presença política na cidade, sendo reconhecida por seu compromisso com a comunidade e a continuidade de projetos sociais e urbanos voltados para a população.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software