X

Cotidiano

Evento sobre falta d'água na Unicamp tem protesto contra Alckmin

Especialistas e autoridades debatem hoje e quarta-feira no campus principal da universidade, em Campinas, sobre "sustentabilidade hídrica"

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 17/03/2015 às 17:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Manifestantes protestaram contra a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na tarde desta terça-feira. O protesto ocorreu em evento sobre a crise hídrica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dez estudantes da universidade interromperam o início da palestra "Crise hídrica: o que tem sido feito e o que fazer?", que contava com um representante do governo estadual paulista, segurando cartazes criticando a administração da crise e cantando palavras de ordem como "Não é brincadeira, Geraldo Alckmin secou minha torneira".

Após interromperem o início do debate e fazer a intervenção, deixaram o auditório do centro de convenções da universidade sob aplausos dos cerca de 200 presentes. "A gente vê o governador blindado e lavando as mãos para o problema, como se o consumo doméstico fosse o grande problema, não a gestão dos recursos hídricos", afirma Lunara Francine, 23 anos, estudante de pedagogia da Unicamp.

Especialistas e autoridades debatem hoje e quarta-feira no campus principal da universidade, em Campinas, sobre "sustentabilidade hídrica". Entre os convidados estão o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, o coordenador de recursos hídricos da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH), Rui Assis Brasil, e especialistas do Brasil e do exterior.

O governo estadual foi criticado também pelos especialistas. "Há dois anos a Sabesp estava oferecendo a água do Cantareira para grandes consumidores, inclusive incentivando o não uso de águas subterrâneas, sabendo que o sistema estava sendo fragilizado", afirma Ademar Romeiro, professor do Instituto de Economia (IE). "Existe uma falha tremenda de governança dos recursos hídricos que não pode ser esquecida. De modo algum podemos culpar a seca."

Evento sobre falta d'água na Unicamp teve protesto contra Geraldo Alckmin (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter