Cotidiano
Diário do Litoral, signatário do pacto junto com a Prefeitura e a Associação Comercial, media painel com atletas paralímpicas
'Manifesto ODS pela Acessibilidade Plena nas Cidades' faz parte das atividades da Semana da Luta da Pessoa com Deficiência e da Semana Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (26), acontece o ‘Manifesto ODS pela Acessibilidade Plena nas Cidades’, como parte das atividades da Semana da Luta da Pessoa com Deficiência e da Semana Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O evento - que está sendo realizado no Parque Tecnológico de Santos - reúne uma série de atividades, incluindo exposições de arte, painéis de discussão, oficinas criativas, apresentações culturais e vivências sensoriais, todas voltadas para a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência.
A programação inclui exposições de arte inclusiva, como a do jovem artista autista Gabriel Damaggio, da Apae Santos. Conhecido por sua sensibilidade e talento, o garoto apresentará sua coleção ‘Janelas da Alma’, que reflete sua visão particular sobre o mundo. Além dele, outros artistas com deficiência também exibirão seus trabalhos, promovendo uma imersão na criatividade.
Continua depois da publicidade
Ao longo do dia, painéis de discussão trouxeram especialistas, ativistas e gestores públicos para debater os desafios e as soluções para uma cidade mais acessível. Os temas incluem acessibilidade em espaços públicos, a inclusão de PcD no mercado de trabalho e os obstáculos para a implementação de políticas públicas mais inclusivas. Esses painéis pretendem gerar ações que ajudem a integrar melhor as demandas de acessibilidade nas agendas municipais, especialmente dentro do contexto dos ODS, previstos na Agenda 2030.
Além disso, os participantes podem se envolver em oficinas criativas, que exploram formas de expressão artística acessíveis a todos, e em vivências sensoriais, que proporcionarão experiências voltadas para a sensibilização do público sobre as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência no cotidiano.
Continua depois da publicidade
Apresentações musicais e de dança também fazem parte da programação, trazendo ao palco artistas com e sem deficiência em performances que celebram a diversidade. O evento se encerra com um painel mediado pelo Diário do Litoral, através do repórter Nilson Regalado, com uma roda de conversa, com atletas que disputaram a Paralimpíada de Paris 2024, Nathan Torquato e Vanessa Cristina. O Diário é o signatário do pacto pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), junto à Prefeitura de Santos e à Associação Comercial.
O vice-presidente do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Condefi), Luciano Marques, ressaltou o impacto do evento, organizado pelo Movimento ODS Santos 2030, para a comunidade e a relevância da temática abordada. “É uma honra participar, principalmente após a apresentação detalhada que tivemos sobre a Agenda 2030 e seus objetivos. Isso nos abriu os olhos para a transversalidade das questões sociais, especialmente em relação à acessibilidade. A partir de agora, estamos muito mais engajados e conscientes da importância de integrar esses temas nas nossas ações e discussões”, destacou.