08 de Outubro de 2024 • 05:59
Fábio Tatsubô, chefe do departamentos dos ODS de Santos / Nair Bueno/Diário do Litoral
À medida que o prazo final para a Agenda 2030 se aproxima, o número de ações em prol das metas da Organização das Nações Unidas (ONU) aumenta em Santos. Em setembro do ano passado, o município teve a maior participação entre as cidades sul-americanas, com mais de 370 atividades registradas na Semana Global pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Global Week #ACT4SDG’s. O objetivo deste ano é atingir 3 mil atividades. Para tanto, o primeiro semestre foi movimentado, com engajamento de todos os setores da sociedade.
O lançamento do Movimento ODS Santos 2030, em 30 de janeiro, foi um divisor de águas para o desenvolvimento sustentável da cidade. Com todas as secretarias, autarquias e companhias mistas já integradas, foi o momento de expandir o comprometimento com a iniciativa privada, sociedade civil organizada e universidades. A iniciativa da Prefeitura de Santos e Associação Comercial de Santos soma mais de 130 signatários e já cadastrou 254 ações em sua agenda.
A minuta do plano de trabalho do Movimento ODS Santos apresentado em dezembro do ano passado na reunião do Manifesto ESG da Autoridade Portuária de Santos, reapresentado no lançamento em janeiro, foi realizado linha por linha e muitas ações novas foram construídas pelo coletivo.
Uma das primeiras atividades foi o lançamento dos programas inéditos no País, Jovens Embaixadores e Jovens Repórteres do Clima, em fevereiro. As iniciativas capacitaram gratuitamente 42 participantes, para a criação de projetos de impacto local. As capacitações abordaram a Agenda 2030, mudança climática, Cultura Oceânica, técnicas de oratória, empreendedorismo, marketing digital, entre outros temas. Os jovens já foram diplomados e os trabalhos apresentados começaram a ser implementados na sociedade.
Em março foi realizado o Santos Summit da Fundação Parque Tecnológico (FPTS) com foco na inovação e sustentabilidade , abordando entre as diversas temáticas a Economia Azul e o ESG (sigla para Meio Ambiente, Social e Governança, em inglês); abril tivemos a primeira ação externa no Santos Beach Tennis com artesãos locais e suas criações feitas com materiais de descarte, teatro com viés ambiental e coleta 190 kg de resíduos sólidos; já em maio, foi lançado o Prêmio ODS Boas Práticas na Educação da Baixada Santista para escolas públicas e particulares nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, organizado pelo Diário do Litoral, Strong Busines Schol e MS Content
Por fim, o desfecho do semestre foi marcado por três grandes eventos em junho: o Encontro das Cidades ODS, o Fórum do Corredor Azul, e o ESG Challenge do Porto de Santos, a exposição ’17 Cartoons para Mudar o Mundo’ propondo um amplo debate sobre a urgência da implementação dos ODS nas cidades e adesão de práticas ESG nas empresas, tornando a cidade de Santos como referência no País.
Para o segundo semestre estão previstas novas ações como o Manifesto ESG das Pequenas e Médias empresas com o Sebrae e entidades que representam o comércio, Fórum da Construção Civil: sustentabilidade e inovação, Prêmio ESG dos Condomínios, Manifesto pela implementação da acessibilidade plena nas cidades e a ação coletiva na Semana Global dos ODS da ONU. É unir para agir!
Cotidiano
O número corresponde a um milhão e trezentos mil quilos de lixo
Cotidiano
Tendência meteorológica é a de que o sol não apareça pelos próximos dias