SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Estátua do pintor Benedito Calixto é restaurada em São Vicente

Ação faz parte do Programa Municipal de Recuperação de Monumentos

Comentar
Compartilhar
20 JUL 2020Por Da Reportagem21h05
O trabalho fez parte do Programa Municipal de Recuperação dos MonumentosFoto: Divulgação/PMSV

A restauração da estátua do pintor Benedito Calixto, localizada na Praça 22 de Janeiro, no Centro, foi finalizada neste domingo (19). O trabalho fez parte do Programa Municipal de Recuperação dos Monumentos.

Segundo o restaurador Leonardo Branco, a peça, que foi entregue em 2003, estava com a pintura desgastada, tinha rachaduras e trincas. Além disso, a mão esquerda estava danificada, sem os dedos e um pincel.

Para realizar toda a recuperação, que levou 15 dias, foram utilizados, entre outros, massa plástica, fibra de vidro e resina. Não foi necessário remover a estátua do local para efetuar a restauração.

Programa Municipal de Recuperação de Monumentos

O Programa Municipal de Recuperação de Monumentos foi iniciado em fevereiro, com a recolocação da estátua do Padre José de Anchieta, que fica no centro da Praça da Biquinha de Anchieta.

 O projeto é realizado pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e tem como objetivo preservar importantes fragmentos da trajetória vicentina. A recolocação da imagem do Padre José de Anchieta deu início à ação coordenada por Branco, que atua no ramo há mais de 25 anos. O restaurador contou com a ajuda dos alunos do curso de Restauro do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV).

 Outros monumentos também foram incluídos na lista de restaurações. Entre eles, estão o painel de azulejo pintado pelo artista Waldemar Moral Sedim, postes de época, placa de bronze da inauguração da Biquinha de Anchieta, estátuas do Walter da Banca e do Martim Afonso, Monumento do Ciclista e o Monumento Principal da Praça 22 de Janeiro, que acabou de ser revitalizado.

 O restaurador Leonardo Branco conta que está trabalhando com várias peças ao mesmo tempo. “Estou entregando o Monumento do Pescador, estou iniciando a tela do Benedito Calixto e também estou fazendo a restauração das peças que compõem o Museu dos Escravos, que fica no Horto Municipal”.