X

Cotidiano

Estância Balneária: Bili pede alteração de repasse estadual do DADE

Prefeito de São Vicente sugere que valor da verba seja por número de habitantes de cada cidade

Publicado em 21/02/2015 às 02:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O prefeito de São Vicente, LuIs Cláudio Bili (PP) sugeriu ao secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, que a verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) seja distribuída aos municípios de acordo com o número de habitantes. Atualmente o dinheiro destinado às estâncias é repassado conforme a arrecadação municipal. O pedido foi feito ontem durante encontro na sede do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), em Santos.

“Sem querer prejudicar os municípios que recebem mais recursos, é importante que a verba seja repassada de acordo com o número de habitantes. Dessa forma você equilibra o que se recebe para incentivar o turismo, além de tornar mais justo”, disse Bili. O prefeito deu como exemplo o repasse de outros recursos como o Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) que é calculado de acordo com a quantidade de estudantes atendidos.

São Vicente tem a segunda maior população da Baixada Santista, porém a quarta arrecadação da Região. Mesmo sendo a primeira vila do Brasil acaba recebendo menos”, destacou o prefeito de São Vicente.

A prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), disse que a proposta de Bili é legítima, no entanto, a medida de ampliar o repasse não pode prejudicar o que os municípios que já recebem.

Distribuição da verba é feita conforme a arrecadação (Foto: Matheus Tagé/DL)

Bili também solicitou a Lucena apoio para a conclusão do Teatro Municipal, obra realizada com verba do DADE e que está em construção desde 2009. “Pedimos para que a secretaria nos auxiliasse a consolidar a obra, que tem recurso velho, teve início no outro governo e ficou esse abacaxi para resolvermos”, afirmou. O prefeito disse que outras duas obras com recursos do órgão terão início em breve: a urbanização do Bolsão de Estacionamento do Itararé e da Praça 22 de Janeiro.

Gabinete itinerante

A agenda do secretário estadual de Turismo, em Santos, marcou o início do projeto Gabinete Itinerante, que tem como objetivo facilitar o desenvolvimento da atividade turística no Estado de São Paulo. A ação será realizada duas vezes por mês em todas as regiões turísticas.

“A ideia é fazer com que os conselhos municipais de turismo sejam fortalecidos e valorizados. É aproximar as secretarias municipais da secretaria estadual. Dessa forma, podemos planejar e garantir que os projetos serão praticados e executados. Precisamos construir essa base”, disse Lucena.

O secretário destacou os problemas de infraestrutura existentes na Região. “A Baixada Santista possui 1,5 milhão de habitantes e na temporada essa população salta para 5 milhões de pessoas. Quando falamos em desenvolvimento turístico precisamos aumentar a infraestrutura. Estamos a beira de um colapso na temporada. O turismo só é bom quando é também é bom para quem mora”, afirmou Lucena.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter