Cotidiano
Em junho do ano passado, um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal por atividades de pesca clandestina no Canal 1
Criados por Saturnino de Brito, os canais de Santos são fundamentais para a drenagem urbana e a prevenção de alagamentos e doenças / Renan Lousada/DL
Continua depois da publicidade
Criados pelo engenheiro Saturnino de Brito, os canais de Santos são referências no sistema de drenagem regional, utilizados, inclusive, à prevenção de alagamentos e doenças. Além disso, contam com variadas espécies de peixes, que podem ser vistas a olho nu.
E uma das espécies exóticas que pode ser encontrada nos canais da cidade é a Tilápia do Nilo. Originária da África, esse tipo de peixe se espalhou rapidamente pela região, atraindo pesquisadores e especialistas.
Continua depois da publicidade
Um estudo publicado em agosto de 2025 na revista Acta Scientiarum Biological Sciences investigou a presença da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), espécie exótica originária da África, no Canal 4, em Santos.
A pesquisa analisou 56 exemplares coletados entre março de 2022 e março de 2023.
Continua depois da publicidade
Os resultados mostraram que a tilápia mantém boa condição física durante todo o ano, mesmo em um ambiente urbano poluído, com baixa oxigenação, alta turbidez e variações de salinidade, condições desfavoráveis para a maioria dos peixes nativos.
Aproveite e leia também: Conheça a história dos tradicionais canais de Santos
Em razão disso, algumas pessoas acham que podem pescar esses animais. Mas é crucial lembrar que esse tipo de conduta é estritamente proibida, com direito à multa e restrição de equipamentos.
Continua depois da publicidade
Aprovada pelo ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa, em 31 de março de 2016, a norma prevê que, quem for flagrado pescando nos canais de drenagem, poderá ser multado em R$ 500.
Do mesmo modo, a legislação está em vigor desde 25 de abril do mesmo ano, com a fiscalização realizada pela Guarda Municipal e pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam).
Essa prescrição se deve, fundamentalmente, aos incontáveis resíduos que passam pelas infraestruturas, tornando o consumo das espécies encontradas no canal impróprio.
Continua depois da publicidade
As tilápias têm se multiplicado rapidamente nos canais de Santos / Foto: João Henrique Alliprandini da CostaAproveite e leia também: Quais são e onde ficam os canais de Santos?
Em junho do ano passado, um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal por atividades de pesca clandestina no Canal 1.
Além de ter todos seus equipamentos apreendidos, uma viatura da polícia foi ao local e orientou o homem a devolver todos os peixes 'roubados' que, afortunadamente, estavam vivos.
Continua depois da publicidade
Já em 2022, dois homens foram multados pela Guarda Civil e tiveram de pagar uma multa de R$ 1,5 mil, também por pesca clandestina. A dupla foi flagrada no canal da Avenida Francisco Ferreira Canto, no bairro Jabaquara.
Em uma grande sacola, estavam os peixes adquiridos. Alguns foram encontrado mortos, no entanto, aqueles que estavam vivos foram devolvidos ao canal.