X

Cotidiano

EPE: Brasil passa por pior evento climático da história

O volume de chuvas registrado nesse início de ano é o terceiro pior desde 1931. A água que chegou aos reservatórios do Norte, Nordeste e Centro-oeste é metade do que costuma ocorrer

Publicado em 02/04/2014 às 13:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O País passa pelo pior evento climático da história, se forem consideradas em conjunto as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-oeste, afirmou nesta quarta-feira, 2, o presidente da Empresa de Planejamento Energético (EPE), Maurício Tolmasquim, em audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Ele afirmou que o volume de chuvas registrado nesse início de ano é o terceiro pior desde 1931 e que a água que chegou aos reservatórios do Norte, Nordeste e Centro-oeste é metade do que costuma ocorrer historicamente no período.

"Apesar disso, não estamos apavorados", disse. "É um quadro que merece atenção, mas não desespero." Isso porque, justificou, o País conta hoje com uma capacidade instalada maior do que a de 2001 e uma matriz energética mais diversificada.

Tolmasquim atribuiu essa segurança à mudança do marco regulatório de 2004, conduzido pela então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. Segundo explicou, as novas regras reduziram o risco ao setor privado.

O País passa pelo pior evento climático da história (Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo)

"Isso quer dizer que estamos blindados para qualquer evento climático? Não. Mas estamos em situação que permite a gente poder dizer que o risco do racionamento é muito baixo", comentou. "É claro que tem de ficar acompanhando, ver o que acontece no período daqui em diante. Pode ter um evento continuado de pouca hidrologia."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter