Encontro Regional do Mais Médicos ocorrerá em Praia Grande

Devem participar cerca de 200 médicos. Serão debatidos temas relacionados ao programa

Comentar
Compartilhar
12 FEV 201517h20

Praia Grande sediará pela terceira vez encontro com profissionais do Mais Médicos que atuam nas cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. O evento ocorrerá no dia 27, das 8 às 16 horas, no Palácio das Artes (PDA). Devem participar cerca de 200 médicos. O programa do Governo Federal visa melhorar o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serão debatidos temas relacionados ao programa. Está programada ainda a revisão dos últimos protocolos de saúde utilizados no atendimento à população. A organização do evento pretende, desta forma, colaborar com o aperfeiçoamento dos serviços prestados na Região.

O Município conta atualmente com 34 profissionais do Mais Médicos. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade destinou a atuação dos médicos para a Atenção Básica, porta de entrada do sistema, em unidades de Saúde da Família (Usafa). O setor é responsável pelos atendimentos primários que evitam procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.

Do total de médicos recebidos 24 são cubanos, 4 argentinos, 2 brasileiros e 2 espanhol. O Município conta ainda com outros dois médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), iniciativa do Ministério da Saúde ligada ao Mais Médicos também.

Antes de ingressarem na rede municipal, todos os profissionais passaram por um período de ambientação. Durante a etapa de treinamentos, foram transmitidas informações sobre os protocolos municipais da saúde e do perfil social, econômico e epidemiológico local.

A chegada desses profissionais foi considerada pela Administração Municipal como peça determinante para o aumento para 56 equipes do Programa Saúde da Família e, consequentemente, uma maior oferta de serviços prestados. A Sesap distribuiu esses médicos em unidades que estavam sobrecarregadas, agilizando assim os atendimentos e beneficiando diretamente a população.