X

Cotidiano

Em audiência no MEC, Cubatão defende implantação de curso de Medicina na Cidade

Ministro Aloizio Mercadante recebeu prefeita Marcia Rosa nesta quarta-feira (13). Pasta realiza pré-seleção de municípios para nova fase do programa Mais Médicos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/11/2013 às 19:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A prefeita Marcia Rosa participou de audiência na noite desta quarta-feira (13), em Brasília, com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A Chefe do Executivo defendeu a implantação de um curso de graduação em Medicina no Município. "Queremos o curso de medicina em Cubatão. Temos uma rede de atendimento e um hospital que nos credencia nesse pedido. Essa luta faz parte de uma série de medidas que estamos desenvolvendo para melhorar a saúde oferecida à população", afirmou.

Cubatão é um dos municípios inscritos na pré-seleção do programa Mais Médicos, do Governo Federal, em que o Ministério da Educação (MEC) autorizará a instalação de cursos de graduação em Medicina por instituições particulares de educação superior.

Mercadante explicou que a seleção das cidades contempladas será feita com base no edital do programa, por meio de uma análise técnica. "Pela sua localização geográfica e por sua importância regional, tenho certeza de que Cubatão tem todas as condições para ser escolhida".

Acompanhado do secretário Nacional de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Jorge Messias, o ministro elogiou o esforço da prefeita em solicitar esse e outros investimentos federais, como o programa Mais Educação, de educação em tempo integral, e a construção de novas unidades de creches e pré-escolas por meio do ProInfância.

Prefeita Marcia Rosa durante audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante (Foto: Secom/Cubatão)

Há uma semana, durante encontro realizado pelo Governo Federal com prefeitos e prefeitas do estado de São Paulo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou seu apoio à instalação do curso de Medicina em Cubatão. Os municípios de Santos e São Vicente também confirmaram apoio ao pleito cubatense, inclusive através da oferta de suas estruturas de atendimento para realização de estágios monitorados, requisito imprescindível para a graduação dos alunos.

Curso de Medicina

Por meio do Programa Mais Médicos, o Governo Federal pretende criar 11.447 vagas de graduação em Medicina e mais de 12 mil vagas em residência médica, universalizando a oferta para o setor até 2018. Para isso, o Ministério da Educação autorizará e incentivará a criação de novos cursos de Medicina, por parte de instituições privadas, em cidades que hoje não têm esse tipo de oferta, mas possuem infraestrutura que contemple a plena formação de profissionais. O MEC fará a habilitação dos municípios onde serão implantados esses cursos.

Cubatão se enquadra em todas as exigências do pré-edital: possuir mais de 70 mil habitantes, não ser capital de estado e não possuir oferta de curso de Medicina em seu território. O resultado do processo seletivo deve ser publicado em 20 de dezembro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter