X

Cotidiano

Egito condena 230 à prisão perpétua, incluindo líder ativista

Entre os sentenciados está Ahmed Douma, ativista secularista que já cumpre outra sentença de três anos por desrespeitar a lei que regula protestos no país

Publicado em 04/02/2015 às 15:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um corte egípcia condenou hoje 230 pessoas à prisão perpétua, pela suposta participação em confrontos entre manifestantes e a polícia em 2011. Entre os sentenciados está Ahmed Douma, ativista secularista que já cumpre outra sentença de três anos por desrespeitar a lei que regula protestos no país

Todos foram julgados in absentia, exceto Douma. Outras 30 pessoas, todas menores de idade, foram sentenciadas a 10 anos de prisão. Na época, eles participavam dos protestos que acabaram com a derrocada do regime de Hosni Mubarak.

Ao ouvir o veredicto, Douma bateu palmas, em sinal de escárnio. A reação do juiz Mohammed Nagi Shehata foi imediata. "Estamos na Praça Tahrir, por acaso? Você bate palmas para mim? Mostre algum respeito nesta seção (...) não diga mais nada ou eu te sentencio a mais três anos."

"Tenho respeito por mim mesmo", respondeu Duma.

A corte que sentenciou 230 pessoas hoje foi a mesma que condenou três jornalistas da Al-Jazeera a sete anos de prisão. No começo da semana, Shehata sentenciou 183 supostos apoiadores do ex-presidente Mustafa Morsi à pena de morte, pelo assassinato de 15 policiais em uma estação de trem em 2013.

"A rigorosidade da sentença não é uma surpresa para nós, uma vez que a corte se baseia em motivos pessoais e políticos. Suas ações mostram o grau de imparcialidade do Judiciário no Egito", afirmou o advogado de Douma, Mohammed Abdel-Aziz. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter