X

Cotidiano

Editorial: A Santos que a Grande Rio não viu

Ignorou a escola que Santos foi, no século passado, um dos principais pontos de desfiles de carnaval do Brasil

Da Reportagem

Publicado em 10/02/2016 às 21:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Grande Rio terminou em sétimo lugar no Carnaval 2016 / Agência Brasil

Passado o desfile, contabilizadas as notas, proclamado o resultado, somadas as críticas, inclusive, aquelas citadas 'ao vivo' ao Samba durante a transmissão, a homenagem à Santos feita pela escola Grande Rio não foi de toda perdida, pois, bem ilustrou o gramado da Vila Belmiro, as xícaras, pires e pratos movimentados pelo Porto de Santos, o maior da América Latina, os rallies da estrada de Santos, com direito à “brasília amarela” e Roberto Carlos cover, sem contar as ausências de Neymar e Pelé, que supostamente seriam a expressão máxima da cidade.

Talvez melhor sorte coubesse à Grande Rio se por acaso tivesse lembrado dos canais de Saturnino de Brito, da Igreja do Monte Serrat – padroeira da Cidade –, de Brás Cubas - fundador da Vila de Santos –, das Fortificações que protegeram a cidade das invasões de piratas holandeses, dos grandiosos e internacionalmente conhecidos jardins da orla da praia – os maiores do mundo –, da vida sindical intensa e do navio Raul Soares que, durante a ditadura, serviu de prisão flutuante e ceifou diversas vidas, do tamboréu, marca registrada da cidade, da Bolsa do Café, cujo prédio dispensa comentários, da Rua XV de Novembro, das Palmeiras plantadas pelo Imperador, e em se tratando de esporte, dos grandiosos Jabaquara e Portuguesa Santista, além das intermináveis partidas de dominó na praia.

Ignorou a escola que Santos foi, no século passado, um dos principais pontos de desfiles de carnaval do Brasil, com a participação de agremiações da Capital e até do Rio de Janeiro.

Acusada de “bairrista”, a população local sempre vislumbra a Cidade como a 'apoteose' do bem viver, e devemos reconhecer que a cidade tem sim as suas mazelas, mas, há que se concordar que a frustração com o resultado daquilo que se viu na avenida não merece comentários outros que não aqueles que dominaram as redes sociais, ou seja, não se enxergou ali a sua cidade, a Cidade dos “Santistas”. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

Itanhaém

Itanhaém consegue recursos para trabalhos de drenagem; confira os locais

Com a aprovação da verba do Fundo Metropolitano, os projetos irão para processo licitatório

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter