Acabou o descanso! Quem está voltando do litoral para a capital neste domingo já encontra mudanças no trânsito. A concessionária implantou a operação subida no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) para facilitar o retorno de quem passou o feriado fora.
Quem conseguiu descer antes das 10h teve mais sorte e encontrou as pistas livres, sem congestionamento. Já quem deixou para pegar a estrada mais tarde começa a enfrentar aumento no fluxo e pontos de lentidão no caminho de volta.
Como funciona a operação subida
No modelo 2×5, a descida para o litoral ocorre exclusivamente pela Rodovia dos Imigrantes. Já no sentido capital, o motorista conta com cinco pistas disponíveis. Duas pistas da Rodovia Anchieta e três pistas da Rodovia dos Imigrantes.
A operação é adotada justamente para dar mais fluidez ao tráfego em direção a São Paulo.
Pontos de lentidão
Mesmo com a operação especial, alguns trechos já apresentam lentidão por conta do alto volume de veículos:
- Rodovia Anchieta: do km 54 ao 46, no sentido capital
- Rodovia dos Imigrantes: do km 56 ao 47, também no sentido São Paulo
- Rodovia Cônego Domênico Rangoni: do km 250 ao 248, sentido Cubatão/São Paulo
- Rodovia Padre Manoel da Nóbrega: do km 274 ao 275, sentido capital
A Interligação Planalto segue interditada nos dois sentidos por conta da neblina, o que exige atenção redobrada dos motoristas.

Clima também interfere
Além do fluxo intenso, o tempo instável também impacta a viagem. Há registro de chuva no trecho de planalto e na serra, incluindo pontos da interligação, o que pode reduzir a visibilidade e deixar a pista escorregadia.
Pico de movimento ainda está por vir
A expectativa é de que o trânsito fique ainda mais carregado a partir das 11h, com maior concentração de veículos no sentido capital até as 22h.
Atendimento ao motorista
Em caso de emergência, a concessionária disponibiliza atendimento 24 horas pelo telefone 0800 019 7878, que também funciona via WhatsApp, além dos call boxes espalhados ao longo das rodovias.
A recomendação é que os motoristas dirijam com cautela, respeitem a sinalização e, se possível, evitem os horários de pico.
Feriado no litoral
O feriado foi um sucesso nos hotéis da Baixada. Uma pesquisa feita pelo SINHORES mostra que a ocupação nos hotéis de Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande e Bertioga deve passar dos 81%. Mesmo com tantos feriados seguidos, o turista que gosta de descer a serra continua escolhendo a região como o destino preferido para relaxar e aproveitar a infraestrutura das cidades.
Para quem vive do turismo, o clima é de festa. Kauê Lima, secretário do SINHORES, explica que o setor está muito animado com essa demanda que não para de crescer.
“A expectativa de ocupação acima de 80% confirma a força da Baixada Santista como destino turístico. É importante ressaltar que estamos vindo de uma sequência de feriados, sendo este o terceiro, o que mantém a demanda aquecida e demonstra a preferência do visitante na nossa infraestrutura e atrativos. O setor segue otimista, com bons índices e perspectiva positiva para essa data”, afirma Lima
