Pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada no momento da declaração / Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
A Receita Federal desmentiu a informação de que cobraria impostos para adultos que moram com os pais. A notícia falsa, que viralizou nas redes sociais, dizia que os filhos receberiam notificações referentes a aluguel a partir de 2026. "Isso não existe, nem faz o menor sentido", afirmou o órgão em nota.
De acordo com o boato, a suposta medida estaria relacionada com a instrução normativa que criou o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB). Entretanto, o banco de dados somente regulamenta o compartilhamento de informações entre cartórios, sem interferir diretamente sobre contribuintes que residem com familiares.
Continua depois da publicidade
Aparentemente, a notícia falsa foi impulsionada nas redes sociais por políticos que fazem oposição ao governo Lula, na tentativa de atrair novos apoiadores ao relacionar a Receita Federal com notificações a adultos que moram com os pais.
O próprio órgão desmentiu a informação e aconselhou os internautas a desconfiar de manchetes tendenciosas, que não têm fundamento ou razão aparente.
Continua depois da publicidade
"Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, de que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026.
A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido. Isso não existe, nem faz o menor sentido.
Não caia em fake news: desconfie de quem mente para você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação."
Continua depois da publicidade