Apresentador Silvio Santos / Divulgação
Continua depois da publicidade
O extinto "Namoro na TV", programa comandado por Silvio Santos (1930-2024), foi palco para uma cerimônia duradoura envolvendo um casal que se conheceu na Baixada Santista na década de 1980.
A história gira em torno de Mauro Pontes, que sonhava em trabalhar na televisão e acabou tentando conhecer os bastidores do programa, que conectava homens e mulheres do Brasil afora. Ele enviou diversas cartas pro SBT para participar da atração e nunca foi atendido, até que conheceu um funcionário que o levou ao estúdio.
Continua depois da publicidade
"Conheci a Therezinha (Di Giacomo, ex-assessora de Silvio Santos), e ela disse que tinha visto minha carta e que, coincidentemente, estava para me chamar para participar do programa", relatou Mauro ao Universa.
Depois de inúmeras tentativas, Mauro conseguiu sua primeira e talentosa aparição no programa, caindo na graça do Homem do Baú por conta de uma história pessoal. A trama foi tão convincente que ele virou figurinha carimbada aos domingos.
Continua depois da publicidade
"O que me deixou 'preso' ao programa foi uma história que contei, sobre meu pai ter fugido com a empregada quando eu tinha dois anos. Eu falava que queria me casar, porque não queria ser igual ao meu pai", lembrou Mauro.
Apesar de trágico, Silvio Santos se divertiu com o relato do rapaz e começou a tirar onda com a situação. "Nesta brincadeira, eu fiquei quase um ano e meio lá. Eu recebi 3.100 cartas em uma época que não tinha email ou WhatsApp", seguiu.
Em fevereiro de 1982, Mauro Pontes veio curtir o carnaval na Praia Grande, no litoral sul de São Paulo. Foi quando se deparou com Silvia, que passeava com uma amiga na avenida principal da cidade. Elas o reconheceram, pois a jovem tinha enviado uma das cartas para o pretendente famoso. Ali mesmo, ele a pediu em namoro.
Continua depois da publicidade
"Quando fui falar com a Therezinha que eu tinha encontrado uma pessoa, avisei que tinha de cortar todas as gravações e eu não poderia sair com outras pessoas. Ela pediu para eu encontrar a carta da Silvia e mostrar para ela. Foi o que eu fiz", descreveu Mauro.
"Parece mentira, parece piada, mas foi assim. E, quando começamos a namorar, foi um pouco complicado porque o pai dela não gostava muito dessas coisas [de televisão]", acrescentou ele.
Em julho, Mauro decidiu noivar com Silvia na data de aniversário da companheira. Eles foram convidados a fazer o noivado e comunicar os telespectadores no programa. Contudo, o pai dela não ficou contente com a informação e afirmou que "se ela aparecesse na TV, não entraria mais em casa".
Continua depois da publicidade
Apesar disso, Silvio Santos teve a brilhante ideia de incluí-la de costas na atração até 18 de dezembro de 1982, quando eles casaram. "Na hora que ia iniciar [a gravação da cerimônia], meu sogro tentou impedir. Mas já estava tudo esquematizado, tudo certo", recordou Mauro, acrescentando que "deu tão certo que já estamos há 43 anos juntos".
Mauro também cita que precisaram interromper a lua de mel no dia seguinte do casamento "para gravar o programa dos casais que se conheceram naquele ano". O casal chegou a retonar à emissora depois de 17 anos, quando participaram do programa "Em Nome do Amor".
E que fim levou as cartas? Bem... Mauro afirmou que todas as mensagens que recebeu de pretendes desapareceram com o tempo por um motivo: "a Silvia acabou com todas. Só guardamos a carta que ela me escreveu".
Continua depois da publicidade
Mauro e Silvia tem dois filhos e duas netas.