Cotidiano

Diário do Litoral completa 27 anos de legado com coleção de capas históricas; relembre

De escândalos políticos à obra do Túnel Santos-Guarujá: o jornalismo regional que se mantém fiel à reportagem e à verdade nas bancas

Giovanna Camiotto

Publicado em 12/11/2025 às 07:07

Atualizado em 12/11/2025 às 08:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O jornal se consolidou como uma das vozes mais ativas da região / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

O Diário do Litoral completa nesta quarta-feira (12) a marca de 27 anos de fundação, celebrando uma trajetória de jornalismo combativo, independente e profundamente conectado à Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Lançado em novembro de 1998, o jornal se consolidou como uma das vozes mais ativas da região, registrando e, em muitos casos, denunciando os fatos que definiram o cotidiano e o futuro do Litoral Sul Paulista.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Diário do Litoral se prepara para a cobertura inédita sobre a COP 30

• Diário do Litoral é destaque na mídia especializada com capa histórica sobre túnel

• Diário do Litoral fecha parceria com o Salão do Automóvel e será parceira de mídia do evento

Em 2012, no aniversário de 14 anos, o Diário começou uma importante expansão com o lançamento da sua versão digital, iniciando um novo ciclo de inovação e proximidade com o leitor.

A partir daí, a redação passou a investir em novas linguagens e formatos, ampliando sua presença nas redes sociais e modernizando o portal de notícias. O objetivo era claro: acompanhar as transformações tecnológicas e garantir que a informação de qualidade continuasse chegando de forma ágil e acessível ao público.

Continua depois da publicidade

Essa transição marcou o início de uma era mais interativa, em que o jornalismo do Diário passou a dialogar diretamente com a comunidade, fortalecendo o compromisso de informar com responsabilidade e credibilidade.

A longevidade do Diário é marcada por uma coleção de capas impressas que são verdadeiros documentos históricos.

Da cobertura dos atentados do Primeiro Comando da Capital (PCC), em 2006, e a denúncia do escândalo do “Mensalinho”, em 2002, até pautas sobre os desafios ambientais e sociais da região litorânea, o jornal manteve o compromisso de levar a verdade às bancas, uma ética que norteia a redação até hoje.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para recordar algumas das coberturas que marcaram a história do Diário do Litoral.

Os maiores da Baixada Santista

Mais recentemente, o veículo demonstrou seu compromisso em unir jornalismo de serviço com inovação editorial. Em outubro, o Diário do Litoral ganhou destaque nacional na mídia especializada ao dedicar uma capa histórica ao anúncio das obras do Túnel Santos-Guarujá.

Esta edição, que utilizou um design gráfico criativo para representar a obra esperada há mais de um século, reforçou a reputação do veículo em antecipar fatos de grande impacto para os leitores, além de reforçar a posição de relevância do jornalismo impresso na Baixada.

Continua depois da publicidade

Segundo Sergio Souza, presidente do Gazeta Media Group (GMG), ao qual o jornal pertence, o aniversário de 27 anos reforça a dedicação à Reportagem.

"O Diário completa mais um ano de vida e temos muito orgulho da história que construímos. Ao longo do tempo, fizemos grandes coberturas e estivemos ao lado da população, sempre pautando assuntos relevantes para a região e fazendo parte de debates sobre temas importantes para o nosso cotidiano, registrando a história da Baixada e fomentando o desenvolvimento local com informação de qualidade, responsabilidade e compromisso com a verdade", afirma.

De acordo com Alexandre Bueno, diretor presidente do jornal, a trajetória do Diário sempre esteve alinhada à vida da população da nossa região. 

Continua depois da publicidade

"Nosso propósito é e sempre foi dar voz à comunidade, valorizar nossas raízes e contribuir para uma sociedade mais consciente e participativa, de olho nas necessidades regionais. Nós ficamos felizes com tudo o que conquistamos até hoje e desejamos que venham muitos outros anos de jornalismo sério, humano e próximo de quem faz a Baixada acontecer", ressalta.

Para Hiram Baroli, diretor-geral do GMG, os próximos anos vão consolidar a trajetória vitoriosa da publicação.

"Criamos, recentemente, o Gazeta Media Group que visa unir as duas marcas e fortalecer estratégias, aumentando a presença das duas publicações tanto no digital quanto no impresso. Essa união representa um novo capítulo nessa história, com o objetivo de oferecer uma experiência mais completa aos leitores e parceiros, sempre com o compromisso de manter a credibilidade e a tradição que sempre nos marcaram", afirma.

Continua depois da publicidade

Num cenário midiático em constante transformação, o Diário do Litoral segue investindo em apuração rigorosa para se diferenciar do “suposto jornalismo”, mantendo-se mais multimídia do que nunca, com presença forte no impresso e nas plataformas digitais.

As principais e mais emocionantes capas impressas

Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL
Arte/DL

A celebração de 27 anos não é apenas de um aniversário, mas do legado de um jornalismo que influencia o planejamento urbano, a política e a vida de milhões de moradores da Baixada Santista.
TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software