Diário: 20 anos de notícias e prestação de serviço

São duas décadas de existência e resistência na Baixada Santista

Comentar
Compartilhar
12 NOV 2018Por Rafaella Martinez10h20

São duas décadas de existência e resistência na Baixada Santista. O ousado ‘Diário do Litoral’ que estreou nas bancas no dia 12 de novembro de 1998 mudou ao longo dos anos: ampliou sua equipe, mudou de sede e de formato, denunciou problemas, conquistou seu espaço e abriu caminhos para outras publicações que não se restringem apenas à região.

Hoje o grupo jornalístico atua em mais de 370 cidades no Estado de São Paulo, englobando Grande São Paulo, Litoral Norte e o Vale do Ribeira. São mais de 168 mil exemplares diários e 60 mil assinantes digitais, além do parque gráfico próprio em Santos.

Na visão de Sergio Souza, diretor-presidente do Diário, a data é celebrada com entusiasmo, mesmo diante do cenário de crise. “A credibilidade que sempre norteou nosso trabalho nos faz enxergar uma luz no fim do túnel. O impresso é um documento eterno e imutável e em tempos de redes sociais e imediatismo na notícia nos vemos não mais como produtores de jornais e sim de conteúdo. Vamos seguir nos aperfeiçoando e podemos garantir novidades aos nossos leitores nos próximos dias”, aponta.

Souza ressalta que o Diário não deixou de crescer ao longo das duas décadas e é com esse fôlego que celebra o aniversário. “Abrimos novos títulos, como ‘O Santista’ e seguiremos nesse ideal. Com confiança, dedicação e otimismo. Temos também a certeza que o Brasil progredirá, independentemente da bandeira política, mas sim pelo povo, matéria-prima do nosso conteúdo”.

Integrante de 19 dos 20 anos do Diário, a editora-chefe Tatyane Casemiro destaca o real compromisso com o leitor ao longo da trajetória do jornal. “Essa relação próxima se reflete também na qualidade do que levamos ao nosso público, seja ele do impresso ou das redes sociais. A cada ano reafirmamos o compromisso de levar o que mais moderno existe dentro da comunicação. Com os 20 anos, seguiremos na busca dessas melhorias, que estarão disponíveis já nos próximos dias”, conta.
Mudanças.

Para o diretor geral Alexandre Bueno, o Diário se consagrou ao longo dos anos como um jornal independente, preocupado e de portas abertas ao leitor. “Cada vez que conseguimos dar voz a um grupo social que sofre violência; que promovemos a reflexão sobre assuntos urgentes que estão encobertos ou que conseguimos um retorno sobre um buraco de rua que causa transtornos a uma comunidade, entendemos que nosso papel está sendo cumprido”, ressalta.

 

Para estar cada dia mais próximo aos anseios dos leitores, o Diário busca sempre se reinventar. “Hoje temos um canal direto com nosso público pelas redes sociais e pelo whatsapp. Também buscamos diversificar nosso conteúdo mesclando notícias de toda a Baixada Santista, do Brasil e do Mundo, além de pautas comportamentais e de histórias”, enfatiza.

A característica que norteia esses 20 anos, no entanto, permanece a mesma: o compromisso de colocar a verdade nas bancas todos os dias. No aniversário do Diário, propomos o resgate de pautas que construíram a história de um dos mais importantes veículos de comunicação da Baixada.  São reportagens que estamparam nossos jornais e que se misturam com as atuais. Pautas que se repetem e permanecem, na busca por soluções para a sociedade e na nossa busca de se fazer atual em um mundo de constantes mudanças políticas e econômicas.

Grupo Diário do Litoral 

O Santista

Publicação semanal em formato germânico com tiragem de 22 mil exemplares que mescla entretenimento, cultura, lazer, esporte e os principais eventos da cidade.

Gazeta de S. Paulo

O Jornal Gazeta de S. Paulo consolidou-se em sua área de atuação como um jornal moderno e independente, de fácil leitura, levando notícias ao leitor no formato certo. Presente em todo o Estado de São Paulo e nas principais Capitais, a Gazeta de S. Paulo tem cumprido seu papel de levar a informação e o conteúdo diário de forma independente e com credibilidade.

Na Rádio

Desde novembro de 2017, o Diário integra o RB News Cidades da Rádio Bandeirantes, com boletins regionais apresentados durante os programas “O Pulo do Gato”, às 6h, e “Rádio Livre”, às 15h.