Dia do Nordestino descubra onde provar os pratos típicos da culinária nordestina / Divulgação
Continua depois da publicidade
Em comemoração ao Dia do Nordestino, celebrado em 8 de outubro, nada melhor do que celebrar a riqueza da cultura brasileira por meio da gastronomia. No litoral de São Paulo, essa experiência ganha um sabor ainda mais especial, já que a tradição caiçara se conecta diretamente às raízes nordestinas.
Segundo o Seade, em 2022 havia 44,4 milhões de residentes no território paulista, sendo 11,3% oriundos do Nordeste.
Continua depois da publicidade
Na Baixada Santista, os números são ainda mais expressivos: de acordo com o Censo de 2022, mais de 20% dos moradores das cidades de Bertioga (28%) e Cubatão (26%) são nordestinos, seguidos por Guarujá (19%), Praia Grande (17%), São Vicente (16%), Itanhaém e Peruíbe (14% cada), Mongaguá (12%) e Santos (11%).
Essa influência reflete-se nos gostos e preferências gastronômicas da região. Pensando nisso, o Diário separou alguns pratos típicos da culinária nordestina e indica onde você pode experimentá-los. Confira:
Continua depois da publicidade
O Baião de Dois é um prato tradicional que combina arroz e feijão-verde ou feijão-de-corda, geralmente preparado com queijo coalho, manteiga de garrafa, cebola, alho e coentro, podendo incluir carne seca ou paio. De sabor marcante e textura cremosa, tornou-se um dos maiores símbolos da gastronomia nordestina.
Onde provar: Restaurante Itabaiana, São Vicente – Rua Frei Gaspar, 3267, Cidade Náutica.
Feita com carne bovina salgada e parcialmente seca ao sol ou ao vento, a carne de sol é assada, frita ou grelhada, resultando em textura macia e sabor intenso. Geralmente é servida com feijão-verde, arroz, macaxeira (aipim), paçoca de carne e manteiga de garrafa.
Continua depois da publicidade
Onde provar: Rota Nordestina, Santos – Av. dos Bancários, 151, Ponta da Praia.
O mocotó é feito a partir das articulações e pés do boi, ricos em colágeno, e cozido lentamente até ganhar textura encorpada e sabor intenso. Em algumas versões, inclui feijão, legumes ou farinha de mandioca, tornando-o uma refeição completa e nutritiva.
Onde provar: Pedra Baiana, Santos e São Vicente – Rua Alexandre Martins, Rua Constituição e Praça Primeiro de Maio.
Continua depois da publicidade
Prato típico do Rio Grande do Norte e Ceará, o arrumadinho consiste em feijão verde ou macassa refogado, arroz branco, carne de sol desfiada e farofa crocante.
Onde provar: Bodegaia, Santos – Rua República Argentina, 80, Pompéia.
Veja também os melhores locais para dançar um bom forró
Continua depois da publicidade
O cuscuz nordestino é feito com flocos de milho cozidos no vapor e pode ser consumido simples, com manteiga ou queijo coalho, ou acompanhado de ovos, carne de sol, leite de coco e outros ingredientes. Versátil, é servido no café da manhã, almoço ou jantar.
Onde provar: Empório Brasil, Cubatão – Av. Washington Luís, 285, Vila Nova.
Sabia que é possível fazer um bom cuscuz nordestino sem cuscuzeira? Caso não, confira a receita e o modo de prepáro no canal Receitas do Pai!
Continua depois da publicidade