As vezes cometemos esses hábitos simples com os ovos, mas que terminam sendo extremamente prejudiciais / Google Gemini/Imagem Gerada por IA
Continua depois da publicidade
Na hora de conservar os alimentos na geladeira, muitos seguem o caminho óbvio e organizam as comidas e bebidas nos espaços apropriados para elas, sejam latas, garrafas, condensados, verduras ou legumes.
No entanto, por incrível que pareça, um dos maiores erros ocorre justamente com o armazenamento dos ovos.
Continua depois da publicidade
Segundo o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da USP, o ovo possui uma película natural conhecida como cutícula, que atua como uma barreira contra microrganismos.
Muitas pessoas têm o hábito de lavar os ovos antes de guardá-los. Essa ação é prejudicial, pois a água remove a camada protetora, permitindo que as bactérias da casca migrem para o interior do alimento.
Continua depois da publicidade
Leia também: Perigo no calor: O erro comum que deixa sua casa ainda mais quente sem você perceber
De acordo com a Dra. Emília Maria Lima, especialista em Ciência dos Alimentos pela USP, o correto é lavar o produto apenas imediatamente antes do preparo, e nunca antes do armazenamento.
Caso haja sujeira visível, o recomendado é retirar o excesso com papel-toalha, sem nunca molhar.
Continua depois da publicidade
Embora a geladeira seja o local ideal, já que em temperatura ambiente a validade diminui drasticamente, especialmente em cidades quentes, há um detalhe crucial: eles não devem ficar na porta do eletrodoméstico.
Leia também: 'Capital do Calor': o lugar onde o sol reina 300 dias e o termômetro já marcou 44ºC
Essa região sofre alterações constantes de temperatura devido ao abre e fecha da geladeira. Tal oscilação prejudica a qualidade do produto e favorece a proliferação de bactérias com o passar do tempo.
Continua depois da publicidade
Além disso, a movimentação constante da porta pode causar microfissuras na casca, aumentando o risco de contaminação por microrganismos.
Por isso os ovos devem sempre estarem guardados nas prateleiras das geladeiras, em recipientes próprios. Se não houver outra escolha e eles terem de ficar nas portas, apenas tome cuidado no manuseio deles.