Variedades
Cidade brasileira é conhecida por fazer calor quase o ano todo, o que a fez passar a investir em formas de energia solares
Nessa cidade o calor reina por mais de 300 dias durante o ano, e já chegou a bater 44ºC / Google Gemini/Imagem gerada por IA
Continua depois da publicidade
Com o verão chegando, muitas pessoas procuram lugares mais frescos para ficar. No entanto, existe uma cidade brasileira conhecida como a "Capital do Calor", onde as altas temperaturas reinam durante mais de 330 dias por ano.
Mesmo que a gestão municipal estude recursos como a energia solar e invista pesadamente em maneiras de controlar esse cenário, o clima quente toma conta do município.
Continua depois da publicidade
Leia também: Capital brasileira bate recordes e vira referência em qualidade de vida digno da Europa
Localizada no sertão de Pernambuco, pode-se dizer que a cidade de Petrolina tem se tornado um exemplo de desenvolvimento sustentável no Brasil. Considerada a terceira mais populosa do estado, ela está localizada a 712 km da capital.
Continua depois da publicidade
Segundo dados do IBGE de 2025, sua população conta com 418.444 habitantes, o que a torna a 13ª maior cidade da região Nordeste.
Fundada em 1870, a região começou a ser frequentada constantemente pelo capuchinho italiano Frei Henrique, que realizou intensas prédicas missionárias pelos povoados ribeirinhos do Rio São Francisco.
Leia também: 'Capital dos Carros Antigos': cidade do interior possui um dos acervos mais raros do mundo
Continua depois da publicidade
O município tem investido agressivamente em recursos de energia solar, agricultura irrigada e turismo, o que permitiu atrair investimentos substanciais em usinas fotovoltaicas e, consequentemente, produzir eletricidade limpa.
Já no setor agrícola, muito auxiliado pelo Rio São Francisco, os sistemas de irrigação modernos permitem a produção de frutas tropicais, como uvas, mangas e goiabas, mesmo sob altas temperaturas.
O turismo na região de Petrolina também é conhecido pelos roteiros de ecoturismo e experiências culturais autênticas, que aproveitam sua beleza natural. As vistas panorâmicas e as atividades à beira do Rio São Francisco, incluindo passeios de barco, estão entre as mais populares.
Continua depois da publicidade
Petrolina possui um clima semiárido quente, classificado como tipo BSh na escala de Köppen-Geiger. Esse clima é conhecido pela escassez e irregularidade de chuvas, assim como pela forte evaporação em decorrência das altas temperaturas. Por lá, a média anual é de 27 °C, com verões mais quentes e úmidos, além de invernos mornos e secos.
Entretanto, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Petrolina já chegou a registrar a temperatura de 44,1 °C em 3 de janeiro de 1963. Já a menor marca foi de 12,4 °C, em 30 de junho de 1981.