Continua depois da publicidade
A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A entrega para a Travessia Santos/Guarujá a primeira das oito embarcações da frota que passam por reforma. O FB-21 foi totalmente reformado e modernizado para atender aos 36.537 usuários, entre veículos, motos e bicicletas, que utilizam diariamente o serviço. A embarcação, que retornou à travessia no início da Operação Verão 2013/2014, proporciona maior conforto e segurança, além do aumento da capacidade operacional do sistema. Outras três embarcações da Travessia Santos/ Guarujá (FB-05, FB-10 e FB-24), que também estão em reforma, têm previsão de retorno à operação até o final da temporada de verão.
O FB-21 passou por um processo de modernização total, com a transformação do casco para o tipo catamarã (duplo casco), o que garante uma navegação mais leve, econômica e segura. A substituição pelo duplo casco também possibilita navegação mais estável e suave, mesmo diante de condições de maré adversas. O sistema de propulsão também foi modernizado com a utilização de dois motores de 250 HP de potência cada, o que garante menor consumo de combustível e baixa emissão de gases, além de maior eficiência operacional.
A construção da superestrutura (casa de comando e abrigo de passageiros) em fibra, ao invés de aço, é mais uma inovação das Travessias. Nesta nova concepção, a parte sobre o convés ficou 60% mais leve, o que proporcionará menor prazo para a manutenção da embarcação, considerando tratar-se de material não corrosivo como o aço.
A revitalização e melhorias realizadas no FB-21, fruto do Programa de Modernização das Travessias, representam aos usuários um aperfeiçoamento das condições de transporte entre os dois municípios, proporcionando uma viagem mais confortável e segura.