Cotidiano

Deputado quer esclarecimentos da Cetesb sobre incinerador em Santos

O deputado protocolizou requerimento na Comissão de Meio Ambiente da Alesp para convocar presidente Patrícia Iglesias

Carlos Ratton

Publicado em 25/07/2020 às 08:00

Atualizado em 25/07/2020 às 11:54

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (DEM) protocolizou um requerimento na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) solicitando a convocação da presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Patrícia Iglesias, para prestar esclarecimentos sobre o processo ambiental envolvendo a instalação da futura usina de incineração de resíduos sólidos, denominada Unidade de Recuperação de Energia (URE), no Sítio das Neves, na Área Continental.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Precisamos saber se existe licença ambiental e se tudo está sendo feito da maneira correta" afirma Corrêa Jr. Além disso, segundo o deputado estadual, não existe clareza quanto ao processo de concessão de licença ambiental para os terminais portuários de Santos, que movimentam grãos e açúcar, outro assunto que exigirá esclarecimentos da Cetesb.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Justiça suspende obra do Projeto Novo Quebra-Mar

• Terrestre assume projeto de incinerador de lixo em Santos

Parada

Vale lembrar que a URE tem ligação com as obras do Projeto Novo Quebra-Mar, localizado na plataforma do Emissário Submarino, na praia do José Menino, que foram paralisadas pela Justiça. O projeto seria uma compensação à futura usina e foi questionado pelo Ministério Público (MP).

Continua depois da publicidade

Além de paralisar as obras, a Justiça suspendeu, com eficácia retroativa, os efeitos do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (TRIMMC) firmado entre a Prefeitura e a Valoriza Energia SPE LTDA, responsável pela obra e pelo futuro incinerador, além dos efeitos da decisão da Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança, em aprovar o Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança, que tem por objeto a URE.

Cetesb/Prefeitura

A Cetesb não se manifestou sobre a questão levantada pelo deputado estadual Paulo Corrêa Júnior. Já A Prefeitura de Santos já respondeu alegando adotar medidas cabíveis para reverter a decisão e que a URE se encontra em análise dos órgãos ambientais do Governo do Estado de São Paulo. A administração municipal acrescenta que a execução das medidas compensatórias não constitui autorização para implantação da URE e nem licença para atividade e que o EIV constitui apenas umas das etapas e dos procedimentos legais exigidos para autorização de implantação do empreendimento privado.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software