Continua depois da publicidade
Foram 22 mm de chuva registrados na Cota 400, e 20,8 mm na área central de Cubatão, em apenas meia hora (das 13h30 às 14 horas desta quarta-feira (19)). Mas apenas três ocorrências foram registradas pela Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Cubatão, que mantém o nível de alerta decretado na tarde do dia 16, e espera para este mês uma média de chuva acumulada de 232,8 mm.
Conforme relatório da Comdec, a primeira ocorrência foi registrada Às 13h14, na Rua Estados Unidos (Jardim Casqueiro), onde árvore de médio porte, plantada no passeio público, teve seu caule rompido a cerca de 1,30 m do solo, ficando apoiada no muro e na fachada da residência 425, rompendo a rede de telefonia. A Secretaria de Meio Ambiente foi acionada para as providências.
Continua depois da publicidade
Na Cota 200, às 13h50, foi relatada à Comdec a descida de águas pluviais invadindo as residências situadas na Rua Principal, 751 e na Rua 4, número 46, danificando mobiliário. Por está dentro da área do Programa da Serra do Mar, a Defesa Civil do município acionou o CDHU, que se prontificou a enviar uma equipe do Setor Social da CDHU ao local.
Às 14h58, foi recebida informação sobre um deslizamento que atingiu as paredes de uma moradia na Rua Santino, 570, na Cota 95, sem maiores danos por ser a residência de alvenaria. Acima da casa, aflorou na encosta um bloco de rocha, sem que a simples inspeção visual permita afastar o risco de que venha a atingir a moradia. Assim, além de ser enviada ao local uma equipe de inspeção, foi também acionado o setor social da CDHU.
Continua depois da publicidade
Em Cubatão, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) é normalmente acionado a cada 1º de dezembro, para monitorar o período intensamente chuvoso do verão. As emergências podem ser comunicadas pelo telefone 199.