X

Cotidiano

Defesa Civil de Cubatão realiza treinamento para moradores em áreas de risco

Os trabalhos foram iniciados na Vila Noel e serão levados ainda aos moradores dos Pilões, Água Fria e Mantiqueira

Publicado em 16/01/2014 às 15:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec) está realizando ações preventivas e de orientação junto aos moradores das áreas de risco da Cidade. A primeira etapa de treinamento foi realizada na manhã desta quinta-feira (16), na sede da Associação de Moradores da Vila Noel, núcleo habitacional erguido às margens das rodovias Anchieta e Padre Manoel da Nóbrega, onde residem mais de 400 pessoas. A região é uma das mais atingidas pelas fortes chuvas deste período do ano.

Em palestra ministrada pelo técnico da Defesa Civil, Sergio Araújo, 160 moradores foram orientados quanto aos riscos que estão expostos diariamente: acidentes químicos - já que no núcleo existem tubulações de combustíveis da Transpetro -, queda de veículos que passam na Via Anchieta e enchentes, que têm acontecido com frequência naquela localidade, principalmente devido ao assoreamento dos rios cubatenses que dificultam a drenagem em toda a cidade.

Outro objetivo do trabalho da Comdec será o de implantar novos grupos dos Núcleos Comunitários da Defesa Civil (Nudecs), cuja finalidade é desenvolver um processo de orientação permanente junto à população, e proporcionar a reciclagem dos grupos criados em 2009, quando as regiões das Cotas ainda tinham densa população e registravam inúmeros escorregamentos. Devido a esse trabalho preventivo, o Município tem evitado vítimas fatais nas áreas de risco.

Já na próxima semana, serão conhecidos os voluntários que farão parte dos Nudecs, que receberão todo o treinamento específico para sua região de atuação e receberão o material de segurança necessário.

A Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec) está realizando ações preventivas e de orientação junto aos moradores das áreas de risco da Cidade (Foto: José Moreira Lopes/PMC)

De acordo com informações do Secretário de Segurança Púlica e Cidadania, Armando Campinas Reis Júnior, os treinamentos são uma forma de sensibilizar a comunidade quanto aos riscos a que estão expostos.

As próximas ações serão realizadas com os moradores de Pilões, Água Fria e Mantiqueira, onde os grupos já existentes dos Nudecs passarão por reciclagem.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter