X

Cotidiano

De Mãos Dadas com o ECA encerra atividades com exposição que resgata a infância dos pais

Projeto que faz do aluno um laço no relacionamento da família com a escola, se encerra com atividade feita em colaboração com os pais

Publicado em 10/11/2014 às 13:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Após oito meses de curso, o projeto De mãos Dadas com o ECA, implantado na EM Giusfredo Santini (Morrinhos) em Guarujá foi encerrado na última quinta-feira (6). Idealizado pelo professor André Soares, o Projeto chegou a sua etapa final com a exposição “Memórias da Infância”, composta por brinquedos e objetos antigos dos pais dos alunos do 3º ano “E”. O ´De Mãos Dadas com o ECA´ tinha como objetivo fortalecer o vínculo entre pai, aluno e escola, por meio de atividades interdisciplinares.

Com um acervo de mais de 50 unidades, que variam desde brinquedos, fotos, CDs e discos de vinil desde a década de 70’, a exposição criada pelo Projeto foi encerrado mesma forma que foi iniciado: em conjunto com escola , alunos e família.

A proposta do curso é trabalhar o Artigo 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em sala de aula, assim as disciplinas dadas por meio do currículo escolar passam a ser intercaladas com assuntos de interesse do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

(Foto: Divulgação/PMG)

O professor responsável André Soares, afirma que a todo momento os pais dos alunos estiveram presentes. “É preciso acompanhar o filho, mesmo que indiretamente. Saber o que se passa nas escolas e / ou na rua. Neste caso, pudemos trazer a família para dentro da sala de aula com mais frequência, e o retorno foi muito significativo”. Sobre a importância do projeto, ele acrescenta que hoje “a gente cuida deles (alunos), para que no futuro eles cuidem de nós”.

A aluna Luiza Galle Alves de Castro Abreu, de 9 anos, contou que só tem a agradecer ao projeto. Ela diz ter gostado das atividades passadas por Soares, que era “divertidas e ricas de conteúdo”, fator que a mãe, Aline Galle, afirma ser importante para o crescimento da filha. “A Luiza se tornou ainda mais educada e respeitosa. Demonstrou empatia pelo próximo e passou a se preocupar com questões como violência e lixo nas ruas. Como mãe, essa é uma evolução incrível”, explica.

A diretora da Unidade, Debora Guido Cardoso da Silva, se sente orgulhosa do trabalho desenvolvido na turma do professor. Ela descreve o projeto como uma evolução no comportamento das crianças, mesmo que antes já fosse positivo. “O De Mãos Dadas com o ECA veio enriquecer e resgatar o respeito, amor e cumplicidade do aluno como um intermediário entre a família e escola. O mais importante é que esses valores se multiplicaram”, destaca.

Projeto – O De Mãos Dadas com o ECA é uma realização do professor da rede municipal, André Soares, e conta com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias de Educação (Seduc) e de Desenvolvimento e Assistência Social. O projeto também recebe o apoio do Conselho Municipal da Criança e Adolescente.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Dia da Consciência Negra é oficializado como feriado nacional

Dia 20 de novembro incorporou ao calendário de feriados em todo território nacional

Polícia

Após matar os pais e a irmã em SP, jovem alega que 'faria tudo novamente'

Em depoimento à polícia, ele alegou não estar arrependido

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter