X

Cotidiano

Cultura popular ocupa ambientes públicos de Cubatão

Ruas, praças e escolas da cidade receberão mais de 140 artistas em apresentações gratuitas a partir de hoje

Da Reportagem

Publicado em 22/08/2016 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além da variedade de apresentações artísticas, a programação conta também com atividades de formação / Divulgação

Com o objetivo de descentralizar o acesso à cultura popular e fazer a ponte entre o artista local e a população, Cubatão recebe entre os dias 22 e 28 de agosto a segunda edição do Circuito de Cultura Popular. Comemorado na semana do folclore, a mostra reúne apresentações de teatro, música, contação de histórias, dança de rua, cortejo de maracatu, dança popular de origem africana chamada jongo, serenatas, teatro de mamulengos, oficinas educativas e fórum de debate.

Entre os destaques do Circuito estão as atividades realizadas na Praça da Independência, no Jardim Casqueiro. No fim de semana (dias 27 e 28) será montada na praça uma estrutura de palco com som e luz, além de tenda com capacidade para 300 pessoas, para a realização de diversas apresentações artísticas e formativas abertas ao público. 

Uma Feira Criativa também será realizada no local, organizada pela Prefeitura Municipal de Cubatão. A atração oferecerá ao público artesanato, artes visuais, coleções, antiguidades, artigos de moda, discos de vinil, livros, gibis, paisagismo e perfumaria. A gastronomia ficará por conta de diversos food trucks que serão estacionados no entorno da praça.

Para compor a programação, os produtores do Circuito promoveram um chamamento público e receberam a inscrição de 72 propostas, vindas de diversas cidades do Estado de São Paulo, principalmente das cidades da Baixada Santista. “Ficamos muito felizes com o resultado deste chamamento. Recebemos muitas inscrições de grupos e artistas da região, mostrando que aqui há uma produção cultural significativa. Uma das ideias do Circuito é promover o intercâmbio entre estes artistas e mostrar ao público nossa produção cultural local”, explica Douglas Zanovelli, produtor do Circuito junto com Talita Berthi.

Além da variedade de apresentações artísticas, a programação conta também com atividades de formação.

“Para que o público interaja, dance e brinque junto com o artista popular, nos empenhamos em proporcionar uma programação com foco não só na difusão, mas também na formação do conhecimento sobre a cultura popular brasileira. Por isso, nesta edição, convidamos grupos e mestres para realizar oficinas e debates abertos ao público, proporcionando uma grande celebração da coletividade e participação popular”, completa Talita Berthi. 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Itanhaém

Motorista de caminhão morre após bater veículo em mureta em Itanhaém

O corpo de bombeiros foi chamado e confirmou o óbito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter