X

Cotidiano

Cultura guarani será o foco narrativo da encenação de São Vicente 2015

O espetáculo além de recontar a vinda de Martim Afonso à Cidade em 1532, também valorizará as tradições da tribo de Gohayó

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/01/2015 às 19:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O olhar à cultura dos índios guaranis que povoavam a Baixada Santista será a perspectiva abordada na ‘Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2015 – O Musical’. Assim, o espetáculo além de recontar a vinda de Martim Afonso à Cidade em 1532, também valorizará as tradições da tribo de Gohayó – como era chamada antigamente a ilha de São Vicente.

“Nós optamos por valorizar a cosmogonia guarani, tendo o personagem do pajé, líder religioso, como mediador entre a humanidade e a divindade”, explica o diretor da encenação e também secretário da Cultura, Amauri Alves. Com os efeitos de videomapping, o narrador contará sobre a criação do mundo na perspectiva indígena, onde o deus supremo Monã fez céus e terra.

Entre as entidades ligadas à natureza, aparecerão Tupã, Caaporã e Uiara, guardiões respectivamente da luz, das florestas e das águas. Cada um será representado por um boneco gigante acima de cinco metros de altura, juntamente com um ator o interpretando.

Cultura guarani será o foco da encenação de São Vicente 2015 (Foto: Divulgação/PMSV)

“Vamos mostrar as características, as tradições dos nativos. Era parte da cultura das tribos de cuidar do ecossistema, respeitar os anciãos e de guerrear com aldeias rivais para preservar a honra, aprisionar escravos, e realizar rituais de antropofagia (canibalismo)”, detalha Amauri, que idealizou o roteiro ainda em junho de 2014.

O processo de criação continuou com o músico Flávio Medeiros, responsável pelas melodias das letras de Amauri e toda a trilha sonora com características cinematográficas. A narrativa foi elaborada durante o segundo semestre, em paralelo às inscrições em outubro e os ensaios em novembro.

O evento poderá ser visto entre os dias 21 e 25 de janeiro, às 20h30, na Praia do Gonzaguinha. O ingresso é um pacote de 400 gramas de leite em pó que deve ser entregue em pontos de troca de shoppings e supermercados. Todos os itens serão doados ao Fundo Social de Solidariedade e, consecutivamente, às creches municipais.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com Chris Pine, longa 'O Cara da Piscina' ganha trailer oficial

Filme marca a estreia de Pine como diretor cinematográfico

Santos

Jovens Embaixadores do Clima fazem as últimas formações para criações de projetos

Movimento ODS Santos 2030 é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santos e a Associação Comercial de Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter