Cotidiano
Fundação de Vigilância em Saúde investiga casos em três cidades; pacientes relatam sintomas após consumirem o peixe frito ou assado
O consumo de Pacu foi responsável por desencadear quadros sérios de doenças / Divulgação
Continua depois da publicidade
O consumo do peixe pacu tem sido apontado como o principal responsável por causar a Doença de Haff, popularmente conhecida como "doença da urina preta". Três casos foram registrados em Itacoatiara, no interior do Amazonas.
As informações foram divulgadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde.
Continua depois da publicidade
Estes não foram os únicos registros da doença por consumo de pacu em 2025; outros nove casos suspeitos foram notificados em três cidades diferentes do Amazonas. Desse total, três foram confirmados como Doença de Haff, sendo dois da mesma família.
Leia mais: Fora do cardápio: por que o camarão não deve ser consumido até o fim de abril
Continua depois da publicidade
Entre os sintomas apresentados pelos pacientes estão fraqueza muscular, dores intensas e urina escura. Os exames laboratoriais mostraram níveis elevados da enzima creatinofosfoquinase ($CPK$), com valor médio de $6.400$ U/L.
Nos casos confirmados, os pacientes relataram ter consumido o peixe frito ou assado em ambiente domiciliar. Os primeiros sinais surgiram cerca de nove horas após a ingestão.
O tratamento é baseado no manejo dos sintomas, realizado por meio de reposição de fluidos e suporte intensivo ou semi-intensivo.
Continua depois da publicidade
Leia também: Liberado no cardápio: a única espécie de camarão que pode ser consumida até o fim de abril
"Pacu" é o nome dado a diversas espécies de peixes onívoros de água doce, da família Serrasalmidae, parentes próximos das piranhas. Normalmente, são encontrados na Bacia Amazônica, no Pantanal e na Bacia do Rio da Prata.