X

Cotidiano

Cuidado com golpe: Prefeitura de Santos esclarece que não faz agendamento de vacina por celular

O alerta da Secretaria Municipal de Saúde se dá por conta de relatos de munícipes quanto ao recebimento de ligações e mensagens (WhatsApp ou SMS) de conteúdo fraudulento no contexto do novo coronavírus

Da Reportagem

Publicado em 26/05/2021 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Durante diálogo (por voz ou texto), golpistas que se passam por profissionais de saúde solicitam à vítima um número de protocolo enviado por SMS, que pode ser utilizado na clonagem do aparelho, abrindo caminho para novas fraudes. / Allan White/ Fotos Públicas

Não há qualquer agendamento de vacina ou pesquisa sobre covid-19 realizados via contato telefônico ou aplicativo. O alerta da Secretaria Municipal de Saúde se dá por conta de relatos de munícipes quanto ao recebimento de ligações e mensagens (WhatsApp ou SMS) de conteúdo fraudulento no contexto do novo coronavírus.

Durante diálogo (por voz ou texto), golpistas que se passam por profissionais de saúde solicitam à vítima um número de protocolo enviado por SMS, que pode ser utilizado na clonagem do aparelho, abrindo caminho para novas fraudes.

Segundo o chefe do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Cristian Weiser, não há por parte do Município qualquer solicitação de protocolo por telefone. “A Prefeitura de Santos não realiza agendamento para vacinação contra a covid-19 ou qualquer outro tipo de doença”.

“O máximo que pode ocorrer são mensagens alertando sobre a importância da segunda dose da vacina contra a covid-19”, completa Weiser, referindo-se a orientações enviadas por WhatsApp ou e-mail pela Ouvidoria Municipal e ressaltando que “não se trata de agendamento”.

INFORMAÇÃO CONFIÁVEL

Datas e locais de campanhas de imunização realizadas no Município são divulgadas no Santos Portal https://www.santos.sp.gov.br/ e nos canais oficiais da Prefeitura nas redes sociais Facebook https://www.facebook.com/PrefeituraSantos/ e Instagram https://www.instagram.com/santoscidade/?hl=pt-br). As informações também são difundidas em veículos de comunicação como jornais, TVs e rádios.

Em caso de dúvida, o munícipe pode acionar a Ouvidoria Municipal pelo telefone 162 ou pela Ouvidoria Digital https://www.santos.sp.gov.br/?q=portal/ouvidoria.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

11 destinos próximos da Baixada Santista para curtir o Dia das Mães

Quer fazer algo diferente durante a comemoração? Separamos 11 lugares a três horas de Santos para fazer um bate-volta

Polícia

Moto furtada é encontrada em Mongaguá

Crime aconteceu no dia 28 de abril

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter