O anúncio torna-se um alento aos milhares de moradores que estão lutando / Carlos Ratton/DL
Continua depois da publicidade
O prefeito de Cubatão, César Nascimento (PSD), acompanhado da vice-prefeita Andrea Castro, adiantou ontem com exclusividade ao Diário do Litoral a abertura da licitação para contratação da empresa que irá iniciar a recuperação de microdrenagem pluvial e execução da pavimentação da Avenida Ferroviária na Vila dos Pescadores.
O anúncio torna-se um alento aos milhares de moradores que estão lutando, conforme também publicado com exclusividade pelo DL na última segunda-feira (28), para o não fechamento da passagem de nível a veículos, no meio do bairro.
Continua depois da publicidade
As obras na via interna paralela à Avenida Tancredo de Almeida Neves proporcionarão maior rapidez e fluidez ao trânsito até o viaduto, sem qualquer tipo de interrupção relacionada à linha férrea.
“Tornamos pública a licitação. Vamos adaptar a rua para receber a Avenida Ferroviária Um, que dará continuidade à descida do viaduto. A via receberá pavimentação, drenagem e uma rotatória bem onde fica a entrada atual, em frente a passagem de nível. A quadra existente será retirada e construída numa área concedida pela Petrobrás. A rotatória dará mais mobilidade, inclusive para os ônibus”, adiantou César Nascimento.
Continua depois da publicidade
Sobre o abaixo-assinado para coleta de assinaturas com objetivo de manter a passagem de nível no meio do bairro, Nascimento disse ser legitimo, mas alertou que a MRS Logística (que opera ferrovia) havia prometido não fechar enquanto a Avenida Ferroviária não fosse estruturada.
“Fomos pegos de surpresa. A semana que vem nós estaremos em Brasília, eu e a vice-prefeita, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), levando essa documentação (licitação) para que eles possam dar um documento para que a MRS só feche a passagem de nível quando a via estiver pronta”, disse o prefeito.
A vice-prefeita Andrea Castro lembrou que a ANTT fiscaliza por ser uma autarquia federal responsável por regular o transporte terrestre no Brasil, incluindo transporte rodoviário de cargas e passageiros, além de ferrovias. A ANTT também se preocupa com a segurança no transporte e no trânsito, emitindo resoluções e normas para o setor.
Continua depois da publicidade
César Nascimento concluiu enfatizando que a população será bastante beneficiada. “A obra deverá custar entre 14 e 16 milhões. Será realizada a pavimentação drenagem, incluindo a da Rua Santa Júlia. A passagem de nível continuará mas somente para pedestres”.
A Prefeitura de Cubatão já havia garantido que o viaduto da Vila dos Pescadores deve contribuir com a mobilidade urbana local, ampliando o acesso ao bairro. A intervenção faz parte do Plano de Investimentos da MRS para a renovação da concessão da empresa, aprovada em julho de 2022. O investimento foi de R$ 65 milhões.
O objetivo da intervenção no bairro foi entregar à população de Cubatão um elevado, com extensão de 375 metros, garantindo melhor fluxo viário e mais segurança aos que transitam na área.
Continua depois da publicidade
Ele tem início na Avenida Tancredo Neves, dando acesso direto à Vila dos Pescadores, garantindo mobilidade urbana para a comunidade entrar e sair do local com segurança.
O viaduto, de mão dupla, permitirá que veículos - incluindo os de emergência e segurança - tenham movimentação garantida, ainda quando da passagem de locomotivas.
Além da mobilidade urbana, o viaduto é considerado um novo cartão postal de Cubatão. As melhorias incluíram a remodelação de toda a área, incluindo paisagismo adequado ao meio urbano e escultura valorizando o guará vermelho - ave símbolo da recuperação ambiental da cidade.
O projeto inclui mais de 1,3 mil unidades habitacionais, com 80 casas flutuantes na beira do Rio Casqueiro, além de área de lazer e um píer, unidades de saúde e de assistência social e uma escola. Os custos da primeira etapa do projeto estão estimados em R$ 154 milhões.
Continua depois da publicidade
O Plano Diretor Urbanístico da Vila dos Pescadores tem o objetivo de assegurar o direito à moradia adequada e a eliminação de condições de riscos à vida para as famílias, de forma combinada por meio de ações de recuperação e preservação ambiental.