Cotidiano
Equipamentos foram instalados na Delegacia Sede; veículo itinerante levará ações de cidadania e empreendedorismo aos bairros
Nova Sala Lilás funciona no contraturno da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
A rede de proteção às mulheres em Cubatão ganhou um reforço significativo nesta quarta-feira (5). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos, entregou a Sala Lilás na Delegacia Sede do município e apresentou a Van da Mulher e dos Direitos Humanos.
O objetivo das novas ferramentas é garantir um atendimento humanizado, seguro e contínuo para vítimas de violência doméstica, além de ampliar o acesso a políticas públicas de cidadania em toda a cidade.
Continua depois da publicidade
A nova Sala Lilás funciona no contraturno da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) — que opera em horário comercial no Jardim Casqueiro — garantindo acolhimento especializado 24 horas por dia, incluindo finais de semana, feriados e madrugada.
Veja também: Após MP denunciar ex-prefeito por estupro, Cubatão reafirma rede de proteção à mulher
Continua depois da publicidade
O ambiente foi projetado para oferecer privacidade e segurança em momentos de vulnerabilidade. Um dos destaques é a brinquedoteca, um espaço lúdico que permite que os filhos das vítimas sejam acolhidos com segurança enquanto suas mães realizam a denúncia e recebem atendimento.
"Essas ações concretas reafirmam o compromisso da nossa gestão com a proteção das mulheres e o fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos", destacou o prefeito César Nascimento durante a cerimônia.
Além da estrutura física na delegacia, a Prefeitura lançou a Van da Mulher e Direitos Humanos. O veículo percorrerá os bairros com foco na promoção da cidadania.
Continua depois da publicidade
A ferramenta será utilizada para levar cursos de qualificação, ações de empreendedorismo feminino e informações sobre oportunidades de trabalho, visando a autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Veja também: Mulheres do Litoral ganham reforço na segurança com botão do pânico em novo aplicativo
A vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, anunciou que o município enviará à Câmara de Vereadores, ainda em março, um projeto de lei para a reestruturação do Conselho da Mulher e a criação de um Fundo Municipal específico para políticas públicas voltadas ao público feminino.
Continua depois da publicidade
Saiba como é a Sala Lilás por dentro:
A delegada titular da DDM, Dra. Mayla Hadid, reforçou que a iniciativa fortalece a rede integrada entre Polícia Civil e Prefeitura. A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente no que tange à igualdade de gênero e paz, justiça e instituições eficazes.