Corpus Christi em Praia Grande contará com dois tapetes artísticos

Confecção da decoração terá início dia 18 de junho, às 8 horas. O trabalho é realizado pela comunidade e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur)

Comentar
Compartilhar
16 JUN 201412h49

Os tradicionais tapetes em comemoração a Corpus Christi em Praia Grande começarão a ser montados no dia 18 de junho, a partir das 8 horas. A decoração da Paróquia Santo Antônio (3491-1337/Pe. Wanderlei), no Bairro Boqueirão, terá como tema “Reflexos da Luz da Fé para Iluminar e Colorir o Mundo”, com quadros na forma dos vitrais da própria igreja, e da Nossa Senhora das Graças (3494-52420/Pe. Thomas), Bairro Ocian, contará com quadros com passagens litúrgicas diversas. No total, serão cerca de 600 metros de decoração. E no dia 19 de junho acontecerá missa campal e procissão sobre os tapetes. O trabalho é realizado pela comunidade e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

Como nos anos anteriores, a decoração será feita com materiais reaproveitados como serragem, casca de ovos, borra de café, sal grosso, tampas de garrafas pet, entre outros. Enquanto durarem as atividades, as vias estarão interditadas para o tráfego de veículos.

Em ambos os locais, a missa ocorrerá às 16 horas e a procissão pelas ruas dos bairros está prevista para as 17 horas.

Os tradicionais tapetes em comemoração a Corpus Christi em Praia Grande começarão a ser montados no dia 18 de junho, a partir das 8 horas (Foto: Divulgação/PMPG)

No Boqueirão, a procissão partirá da Avenida Castelo Branco e seguirá em direção à Câmara Municipal pela Rua Luiz Antonio Andrade Vieira, retornando à Avenida Presidente Castelo Branco pela Avenida São Paulo. Este ano o tapete da Paróquia Santo Antônio terá 300 metros de extensão, que serão preenchidos com 30 vitrais de 10 metros de comprimento cada um, produzidos por 30 comunidades religiosas, com a participação de algumas entidades e munícipes.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, o Bairro Boqueirão contará ainda com quadros vivos. “Artistas do Município representarão cenas bíblicas como o Lava pés e a Santa Ceia ao longo do percurso do tapete. É um atrativo a mais, que acontecerá sobre o tapete enquanto a missa é realizada. Ano passado, a encenação fez muito sucesso e pretendemos realizar novamente”, afirmou.

Já no Bairro Ocian, o tapete será elaborado ao longo da Avenida D. Pedro II em direção à Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças ), na Praça Roberto Andraus, com quadros que traduzem desenhos de passagens litúrgicas tradicionais de Corpus Christi, produzidos por munícipes e religiosos. O tapete terá cerca de 280 metros de extensão e a montagem será organizada pela comunidade da Igreja.