Cotidiano
Levantamento feito pelo Sincomércio aponta que comércio local deve ter aumento 'tímido' de 2% nas vendas durante a data
De acordo com os dados, 83% dos entrevistados planejam desembolsar até R$ 200 no presente / Freepik
Continua depois da publicidade
O Dia dos Namorados deve movimentar o comércio da Baixada Santista e do Vale do Ribeira neste mês de junho. Uma pesquisa realizada pelo Sincomércio local aponta que os consumidores pretendem gastar, em sua maioria, entre R$ 100 e R$ 200 com os presentes para a data. O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 22 de maio e ouviu 150 empresários e 150 moradores da região.
De acordo com os dados, 83% dos entrevistados planejam desembolsar até R$ 200. Outros 14% indicaram que devem investir entre R$ 200 e R$ 300, enquanto 3% afirmaram que pretendem gastar mais de R$ 300.
Continua depois da publicidade
Os produtos mais procurados incluem roupas e calçados (54%), flores e chocolates (49%), perfumaria e cosméticos (37%), joias e acessórios (36%), seguidos por livros (2%), jogos e videogames (1%) e jantar romântico (1%). Os participantes puderam escolher até três opções na pesquisa.
Em relação à forma de pagamento, o cartão de crédito lidera com ampla vantagem: 91% dos consumidores afirmaram que pretendem utilizá-lo, enquanto 9% devem optar por cartão de débito ou Pix.
Continua depois da publicidade
Os fatores que mais atraem os clientes na hora da compra também foram mapeados: bom atendimento (55%), novidades no mercado (51%) e promoções e liquidações (50%) foram os diferenciais mais citados.
A expectativa dos empresários da região também é otimista. Segundo o levantamento, 71% acreditam em um crescimento de 2% no faturamento em comparação com o mesmo período de 2024. Já 20% esperam estabilidade nas vendas e 9% projetam queda.
Para conquistar o público e impulsionar os resultados, os lojistas apostam em diversas estratégias. A maioria deve investir em promoções e liquidações (58%) e na oferta de novos produtos (59%). Ambientações especiais nas lojas (42%) e treinamento das equipes (2%) também estão entre as ações planejadas.
Continua depois da publicidade
O presidente do Sincomércio Baixada Santista e Vale do Ribeira, Omar Abdul Assaf, vê a data como uma grande oportunidade para o setor. “Esta é mais uma data comemorativa importante para impulsionar o comércio e, consequentemente, aumentar o faturamento das empresas. Esperamos superar as nossas estimativas e alcançar um ótimo desempenho. Afinal, é um período para celebrar o amor e investir em um presente para a pessoa amada”, afirma.