Diário Mais

Sem querer, Brasil celebra Dia dos Namorados em dia de santo solitário e virgem; conheça

O santo representa a antítese da vida a dois

Da Reportagem

Publicado em 12/06/2024 às 12:33

Atualizado em 12/06/2024 às 12:58

Compartilhe:

Na devoção popular, o santo também é invocado por aqueles que querem se livrar do alcoolismo / Harvard University/ Dominio Publico

No dia 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. Enquanto no resto do mundo, a comemoração é no dia 14 de fevereiro, em referência ao santo São Valentim, no Brasil, o dia referencia Santo Onofre, a antítese da vida a dois.

O Dia dos Namorados no Brasil foi criado em 1949 pelo publicitário João Doria, como uma data meramente comercial e tendo como única relação religiosa o fato de ser na véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

A ideia era aumentar as vendas do comércio no mês de junho.

O que Doria não sabia era que no dia 12 se comemora o dia de Santo Onofre, o grande eremita do deserto. O casto que passou 60 anos no deserto de Tebaida em voto de castidade de silêncio.

O santo era um monge em um cenóbio, que sentiu o chamado de Deus para viver na solidão. Ele passou a viver em uma gruta, onde era consolado e nutrido por Deus. Se alimentava de tâmaras que ali nasciam e, na falta delas, era alimentado por pão e água que surgiam milagrosamente.

Os únicos registros de Onofre foram feitos pelo Abade Pafúncio, que era um líder religioso que cruzou com ele enquanto caminhava pelos desertos do Egito. O santo teria contado toda a sua história para ele, o abençoado e, em seguida, deitou e morreu. Na mesma hora a gruta teria desabado e a tamareira murchado.

Apesar de não haver comprovações históricas de Santo Onofre, o fato de sua história ter sido escrita e divulgada pelo Abade São Pafúncio gerou credibilidade.

Todavia, não existe bula ou decreto que o designe como santo. Ele foi um exemplo de vida devota e busca incessante por Deus, mas, na época, muitos santos, padres e religiosos também se isolavam para chegar mais perto de Deus.

Na devoção popular, o santo também é invocado por aqueles que querem se livrar do alcoolismo ou aqueles que convivem com familiares alcoólatras.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6486, neste sábado (20)

O prêmio é de R$ R$ 42.000.000,00

Cotidiano

Veja quais foram os bairros com mais roubos de celular em Itanhaém; confira

Relação foi construída após a divulgação de dados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter