X

Cotidiano

Consulado de Portugal em SP suspende recebimento de pedidos de nacionalidade

A medida vale para as cidades de São Paulo e de Santos e 'visa a evitar ainda maior lentidão na análise dos processos'

Folhapress

Publicado em 18/10/2018 às 18:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Esse número não inclui aqueles que têm dupla nacionalidade / Reprodução

O Consulado de Portugal em São Paulo anunciou nesta quinta-feira (18) a suspensão temporária de admissão de novos pedidos de nacionalidade portuguesa nas cidades de São Paulo e de Santos, afirmando que o alto volume de solicitações criou uma sobrecarga nos órgãos.

"Continuam a registrar-se um número crescente de pedidos de serviço deste posto, nomeadamente no que diz respeito a nacionalidades e vistos", diz nota divulgada no site do consulado.

"Essa demanda crescente acaba por provocar, necessariamente, demoras na capacidade de processamento, de análise e de conclusão dos novos pedidos apresentados."

A medida "visa a evitar ainda maior lentidão na análise dos processos que já se encontram pendentes de tratamento".

O consulado afirma ainda que em 2 de janeiro de 2019 publicará novas informações sobre os processos de nacionalidade. 

Após um período de declínio migratório no início desta década, que coincidiu com a crise econômica e as políticas de austeridade em Portugal, o interesse dos brasileiros pela antiga metrópole voltou a subir.

Depois de seis anos em queda, o número de brasileiros com visto de residência em Portugal voltou a aumentar em 2017. Eles aparecem mais uma vez como a maior comunidade estrangeira em Portugal, com 85.426 cidadãos.

Embora os dados do Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), órgão responsável pela imigração, indiquem uma alta de 5,1 no total de brasileiros vivendo no país, estes números são subestimados.

Esse número não inclui aqueles que têm dupla nacionalidade (portuguesa ou de outro país da União Europeia), o que indica que a quantidade efetiva de brasileiros em solo lusitano é ainda maior.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é esfaqueado em briga no Atacadão, em Santos

O caso ocorreu no Atacadão da Avenida Nossa Senhora de Fátima, no bairro Chico de Paula.

Polícia

Jovem morre após ser agredido por dois estudantes em Praia Grande, diz família

O caso foi registrado na Polícia Civil e a causa da morte ainda está sendo investigada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter