A APS destaca, no entanto, que a logística marítima é global e altamente integrada / Divulgação/APS
Continua depois da publicidade
A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que acompanha atentamente a evolução do conflito entre Estados Unidos e Irã, mas que, até o momento, não há impactos diretos nas rotas marítimas que operam no Porto de Santos.
De acordo com a Diretoria de Operações, as principais linhas que atendem o Brasil não dependem diretamente das áreas consideradas mais sensíveis do cenário internacional atual.
Continua depois da publicidade
A APS destaca, no entanto, que a logística marítima é global e altamente integrada, o que pode gerar efeitos indiretos em situações de tensão, como ajustes de rotas ou reprogramações operacionais. Mesmo com a distância geográfica, cenários de guerra podem trazer reflexos difíceis de prever.
A Autoridade Portuária mantém monitoramento constante do contexto internacional e diálogo permanente com operadores privados, armadores e demais integrantes da comunidade portuária. Até agora, não foi registrado qualquer comprometimento das operações no complexo santista.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, não há indicação de alteração nas escalas ou prejuízo às atividades portuárias em razão do conflito. Ele ressalta que o Porto de Santos possui estrutura resiliente, com múltiplas conexões e alternativas para atender cerca de 600 destinos.