Depois do fenômeno do morango do amor, que tomou conta das redes sociais em 2025, um novo viral gastronômico começa a conquistar os moradores da Baixada Santista. O chamado X-cake, um bolo que reproduz a aparência de um hambúrguer, chegou a Santos pelas mãos da confeiteira Danielle Gomes de Almeida, de 39 anos.
A inspiração veio do X-bolo, criação da confeiteira Sharine, de Serra Negra. Ao conhecer o produto nas redes sociais, Danielle decidiu desenvolver sua própria versão e adaptá-la ao perfil dos clientes da sua confeitaria. “Vi um post dele no Instagram aleatoriamente. Achei uma ideia muito criativa e resolvi adaptar à minha confeitaria”, conta.
O resultado chamou a atenção dos consumidores. Com aparência praticamente idêntica à de um lanche tradicional, o X-cake é composto por massa de baunilha ou chocolate, brigadeiro de leite em pó ou doce de leite, morangos frescos que simulam tomates e sachês de “catchup” e “mostarda” feitos com creme de leite em pó colorido.
De oficial do Exército à confeitaria
A história de Danielle na gastronomia começou muito antes do sucesso do X-cake. Durante 14 anos, ela conciliou a confeitaria com empregos formais. Até fevereiro deste ano, atuava como oficial do Exército Brasileiro, onde trabalhou por oito anos como enfermeira auditora na assistência de saúde do FUSEX, plano voltado aos militares.
A decisão de abandonar a estabilidade da carreira militar para se dedicar exclusivamente ao próprio negócio veio após muito incentivo da família. “Sempre tive receio de abandonar o emprego CLT para viver de um sonho. Mas, por muita insistência deles, resolvi arriscar. E foi a melhor coisa que eu fiz”, afirma.
Segundo ela, a paixão pelos doces nasceu dentro de casa. “Minha mãe sempre fez sobremesas maravilhosas e meu pai tinha uma mão incrível para bolos. Desde então, faço os bolos festivos da família, as sobremesas das festas de fim de ano e os ovos de Páscoa”.
Procura surpreende
Embora o X-cake tenha surgido da vontade de recriar uma ideia que admirava, a demanda rapidamente ultrapassou as expectativas da confeiteira.
Atualmente, a produção gira em torno de 22 unidades por dia, além dos brownies e bolos caseiros vendidos pela confeitaria. O principal produto da casa segue sendo o brownie crunch, um brownie com crocante de Nutella e cobertura de chocolate puro.
O preparo do X-cake também exige dedicação. Somente a produção dos itens que compõem o doce leva entre oito e dez horas para atingir o ponto ideal antes da montagem final.
A repercussão já ultrapassou os limites de Santos e atrai consumidores de outras cidades da região, como São Vicente e Praia Grande.
“Gente, é idêntico a um lanche”
De acordo com Danielle, a curiosidade é o principal motivo que leva os clientes a experimentar o produto pela primeira vez. “Muitos se surpreendem pelo tamanho e pelo sabor, por não ser enjoativo. Outros pela aparência idêntica à de um hambúrguer”, relata.
Entre os comentários mais frequentes está a semelhança impressionante com um lanche verdadeiro. “O que mais ouço é: ‘Gente, é idêntico a um lanche'”.
Um dos relatos mais curiosos veio de uma cliente que afirmou que o cérebro demorou alguns segundos para entender que aquilo era, na verdade, um bolo.
Tendência passageira ou sucesso duradouro?
Apesar da popularidade crescente, Danielle acredita que o fenômeno deve seguir o mesmo caminho de outras tendências gastronômicas virais. “Tudo passa. Assim como o morango do amor, acho que a febre do X-cake também vai passar. Mas enquanto os clientes gostarem, pretendemos manter na confeitaria”.
Para quem ainda não experimentou, ela deixa um convite: “É uma experiência incrível e muito divertida também”.




















