X

Cotidiano

Concurso de bandas atrai grande público à orla de Santos

A Banda Marcial Municipal de Atibaia (Fama) foi a grande vencedora do 5º Concurso de Bandas e Fanfarras de Santos

Da Reportagem

Publicado em 31/07/2022 às 21:26

Atualizado em 31/07/2022 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O concurso aconteceu entre as avenidas Epitácio Pessoa e Vicente de Carvalho, no Boqueirão / Raimundo Rosa/PMS

A Banda Marcial Municipal de Atibaia (Fama) foi a grande vencedora do 5º Concurso de Bandas e Fanfarras de Santos, realizado neste domingo (31), na quadra da Avenida Conselheiro Nébias, entre as avenidas Epitácio Pessoa e Vicente de Carvalho, no Boqueirão. O troféu de 2º lugar ficou com a Orquestra Municipal de Santa Isabel, cidade a 58km da capital, enquanto a 3ª colocação foi para a Corporação Musical de São Vicente (Comusv), antes denominada Banda Marcial Matteo Bei.

Idealizado pela Banda Família do Bem, com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e de Educação (Seduc), o concurso atraiu milhares de pessoas, inclusive nas janelas dos prédios, que aplaudiram, cantaram, acompanharam com palmas e até dançaram ao ritmo das 14 bandas, cinco delas em participação especial.  

O certame foi aberto com a apresentação das bandas de música do 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), de São Vicente, e Voluntários da Reserva Especial, integrada por músicos veteranos do 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, atual 2º Grupo de Artilharia Antiaérea, da Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande. Ambas tiveram participação especial, assim como a Banda Musical de Peruíbe, Banda Família do Bem e Banda Master de Santos.

CLASSIFICAÇÃO - Na categoria Linha de Frente, os campeões foram a Banda Marcial Professora Maria de Lourdes Borges Bernal, de Santos (Infantil), com nota 9,5; Orquestra Municipal de Santa Isabel (Juvenil), 9,6, e a Banda Marcial Municipal de Atibaia (Sênior), com 10. 
Na classificação geral, da Linha de Frente, o 1º lugar foi para a banda marcial de Atibaia, com 10, e o 2º, para a Fanfarra Benedito Cláudio (Fanfabec, Guarujá), com 9,7. A Linha de Frente é integrada por componentes dispostos à frente da corporação, apresentando e identificando a banda, com brasão e as bandeiras nacional, estatual e municipal, além do corpo coreográfico. 

Já na categoria Comandante Mor, que dita a cadência da banda, os vencedores foram a Banda Marcial Municipal de Atibaia (Sênior), com nota 10, e Corporação Musical Tigres, da cidade de Barrinha, a 350km da capital, com 9,9. No item Baliza, os primeiros lugares ficaram com a Orquestra Municipal de Santa Isabel (Juvenil), com 7,9; Banda Marcial Municipal de Atibaia (Sênior), 10, enquanto a Banda de Percussão Dr. Roberto Amaury Galliera (Guarujá), ficou como título de vice-campeã geral da Baliza, com 9,9, e a Banda Marcial Municipal de Atibaia, com o troféu de campeã, com nota 10.

Na categoria Musical Livre Infantil, o troféu foi para a Banda Marcial Professora Maria de Lourdes Borges Bernal (60,9); Marcial Juvenil, para a Orquestra Municipal de Santa Isabel (76,9), e Musical Sênior, para a Banda Musical Municipal de Itaporanga, com 67,2 pontos, cidade a 435km de Santos. A banda marcial de Atibaia também foi a campeã na categoria Geral Marcial Sênior, com 78,3 pontos, cabendo o 2º e 3º lugares, respectivamente, à Corporação Musical de São Vicente e à Fanfarra da EE Professora Dora Peretti de Oliveira, de Mogi das Cruzes.

No quesito Percussão Sênior, houve desempate no item Afinação, sendo a campeã a Banda de Percussão Dr. Roberto Amaury Galliera (Guarujá, 68,4), com o 2º lugar para a Fanfarra Benedito Cláudio (Fanbec, também de Guarujá) e o 3º para a Corporação Musical Tigres. Participaram também do concurso, a Banda Marcial Professor Florestan Fernandes, de Santos, e Corporação Musical de Viradouro (SP), a 450km de Santos. 

JURADOS – O corpo de jurados foi integrado pelos maestros Roberto Farias (quesito Afinação), Rogério Wanderley Brito (Harmonia), Eduardo Stela (Equilíbrio Sonoro), Marco Antonio Rodrigues (Melodia) e Carlos Binder (Marcha e Garbo); músico e compositor José Simonian (Ritmo),  percussionista Ricardo Rockko (Alinhamento e Cobertura), músico Marcelo Brandolin Bartholomeu (Uniforme e Instrumental), coreógrafos Gislaine Rodrigues (Linha de Frente) e Gilson Kindermann (Comandante Mor), e professora Carla Rodrigues (Baliza/Balizador).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter