X

SAÚDE DA MULHER

Como fazer cirurgia de laqueadura pelo SUS? Vale a pena?

Veja lista de perguntas e respostas sobre a realização do procedimento de esterilização voluntária, agora liberado para mulheres acima dos 21 anos

Joe Silva

Publicado em 12/08/2022 às 15:58

Atualizado em 12/08/2022 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Médicos afirmam que é necessário planejamento, pois cerca 10% das mulheres se arrependem da cirurgia, que é de difícil reversão / Elza Fiúza/Agência Brasil

O Senado aprovou na última quarta-feira (10) um projeto de lei que reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para a que a mulher opte pela esterilização voluntária. Além disso, o texto retira a obrigatoriedade do consentimento expresso dos cônjuges para realização da esterilização. Após essas alterações nas regras, um grande número de mulheres passou a ter direito à realização do procedimento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde). Veja perguntas e respostas sobre a cirurgia de laqueadura junto à saúde pública no Brasil.

 

O que é a cirurgia de laqueadura?

A cirurgia de laqueadura é um procedimento de esterilização voluntária considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um método anticoncepcional que contribui para a prevenção dos riscos à saúde relacionados à gravidez indesejada, sobretudo em adolescentes.

 

Como é a cirurgia?

De acordo com o médico Dráuzio Varela, a cirurgia é relativamente simples e tem duração de cerca de 40 minutos. Neste procedimento, as trompas são cortadas e suas extremidades bloqueadas para que a descida dos óvulos e a subida dos espermatozoides não ocorra. 

A cirurgia pode ser realizada por meio de abertura da cavidade abdominal para ter acesso às tubas, que é o procedimento mais comum no SUS e que requer internação hospitalar; ou por laparoscopia, que é um método menos invasivo.

 

É possível reverter a laqueadura?

Esta cirurgia é considerada um procedimento de difícil reversão. Segundo Patricia de Rossi, ginecologista do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, em São Paulo, cerca de 10% se arrependem do procedimento. 

“Por esse mesmo motivo, também não é permitido fazer laqueadura durante o parto, período de maior vulnerabilidade para a mulher tomar uma decisão como essa. A lei só abre exceção quando ela já fez várias cesarianas, ou quando há riscos para saúde em caso de nova gestação”, alerta a especialista.

 

Como conseguir a cirurgia pelo SUS?

A ginecologista Patricia de Rossi avalia que a paciente interessada precisa de paciência para enfrentar a burocracia oficial e conseguir realizar a cirurgia. Na cidade São Paulo, por exemplo, a liberação depende da dinâmica de funcionamento da unidade de saúde, que costuma ter um ritmo próprio.

A médica que tem experiência na rede pública há mais de 20 anos esclarece que, primeiramente, a mulher deve procurar a unidade básica de saúde de sua localidade e manifestar o desejo de fazer a laqueadura. A mulher será então encaminhada para uma ou mais reuniões sobre planejamento familiar e receberá explicações sobre outros métodos contraceptivos. 

Depois dessa fase inicial, a paciente deve ser ouvida por uma equipe composta por psicóloga, médicos e assistente social. Neste momento, eles confirmarão sobre o desejo de realizar a cirurgia, pois muitas vezes a mulher não sabe que o procedimento é um método praticamente irreversível. 

 

Tempo de reflexão

Este período de realização de conversas com especialistas em planejamento familiar é determinado pela lei chamado de “tempo de reflexão”. Se trata de um período de 60 dias que antecede o aval para a cirurgia. Somente após este período é que se assina a papelada necessária e são iniciados os trâmites de encaminhamento para o hospital de referência. Caso a paciente queira desistir da cirurgia dentro deste período, ela tem direito de fazê-lo.

Vale a pena?

A assistente administrativa Karoline Alves afirmou à "BBC" que realizar a cirurgia de laqueadura aos 25 anos foi a realização de um sonho.

 

Karoline Alves fez a cirurgia aos 25 anos e não se arrepende. Foto: Arquivo pessoal

 

"Sempre tive a certeza de que não queria ter filhos. Mesmo usando outros métodos anticoncepcionais, toda vez que atrasa a menstruação a gente fica preocupada.", conta a jovem. "Nunca me vi sendo mãe, nunca me vi tendo filhos, e fazer uma cirurgia para isso seria uma preocupação a menos na vida", afirma. 

Apesar de animada com a ideia, todas as histórias que ela ouvia sobre a cirurgia a desanimavam. "Eu sempre ouvia que tinha que ter dois filhos para poder fazer. Mas não faz sentido. E quem não quer ter filho nenhum?", indagou à época.

Uma pesquisa publicada pelo Jornal da Unicamp em 2004 revelou que cerca de 10% das mulheres que realizam a cirurgia de laqueadura se arrependem do procedimento. É o caso de Zélia Fernandes Alves. Ela fez a cirurgia quando tinha 26 anos e 10 anos depois decidiu voltar ao hospital para tentar religar as trompas. Depois de um mês ela deu a luz a João Hélio.

Outro caso parecido é o da costureira Zélia. A então moradora da cidade paulista de Meridiano já tinha quatro filhos do primeiro casamento quando decidiu fazer a cirurgia. Mas dez anos depois, o companheiro dela, no segundo casamento,  expressou o desejo de aumentar a família.

"Procurei o Dr. Antonio e ele conseguiu reverter a laqueadura. E deu tudo certo. Mas eu corri um risco a mais, passando por outra cirurgia. Por isso, indico que as pessoas pensem muito bem antes de decidir passar por uma operação dessas”", aconselhou Zélia à época, ao portal "Cidadão Net".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter