X

Cotidiano

Com pouca chuva, Cantareira sobe pelo 25º dia seguido

Também pelo cálculo novo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o manancial subiu 0,1 ponto porcentual, atingindo a marca de 14,7%

Publicado em 31/03/2015 às 14:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Sistema Cantareira, que abastece 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, subiu pelo 25º dia seguido, apesar da pouca chuva na região. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que, nesta terça-feira, 31, o manancial continha 19% de sua capacidade máxima, já contando as duas cotas de volume morto acrescentadas pelo governo do Estado no ano passado. O patamar é 0,1 ponto porcentual maior do que o verificado na segunda-feira, 30.

Esse pequeno aumento foi verificado embora só tenha chovido na área da manancial 0,2 milímetro de um dia para o outro.

Também pelo cálculo novo da Sabesp, o Cantareira subiu 0,1 ponto porcentual, atingindo a marca de 14,7%. Há algumas semanas, a Sabesp passou a divulgar um novo cálculo para a contagem da reserva do Cantareira, após pressão do Ministério Público Estadual. Na prática, tanto a antiga metodologia quanto a nova consideram o mesmo volume de água armazenada: 150,6 bilhões de litros. O que muda é a base de comparação. Na antiga, a divisão é feita entre o volume armazenado e o útil. Na nova, os dois são auferidos.

Esse pequeno aumento foi verificado embora só tenha chovido na área da manancial 0,2 milímetro de um dia para o outro (Foto: Vagner Campos/A2 Fotografia)

Nos outros sistemas hídricos que atendem a Região Metropolitana, o Rio Claro teve queda de 0,3 ponto porcentual no período, atingindo agora a marca de 43,6% de sua capacidade total. O Alto Tietê, por sua vez, manteve-se estável em 22,8%. Nesses dois mananciais não houve o registro de chuva.

Já os Sistemas Guarapiranga e Rio Grande registraram altas de 0 2 ponto porcentual, passando a ter, respectivamente, 85,2% e 97 5%, de acordo com a Sabesp. No Alto Cotia, o volume reservado subiu de 64,6% para 65,2%. Ali, a pluviometria foi de 1,8 mm.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter