X

Cotidiano

Com chuvas fortes, reservatórios sobem e Cantareira chega a 5,4%

Sobre a região do Cantareira a chuvas marcaram 25,3 milímetros, a maior até então em fevereiro, e ajudaram o nível do manancial a subir para 5,4%, ante 5,2% no último relatório

Publicado em 06/02/2015 às 13:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As chuvas que atingiram a capital e Grande São Paulo ajudaram o nível dos seis principais mananciais a subir. O principal deles, o Sistema Cantareira, teve o maior aumento neste ano, com 0,2 ponto porcentual a mais do que no dia anterior, segundo aponta relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), publicado nesta sexta-feira, 6.

Sobre a região do Cantareira a chuvas marcaram 25,3 milímetros, a maior até então em fevereiro, e ajudaram o nível do manancial a subir para 5,4%, ante 5,2% no último relatório. Com o volume de chuva, a pluviometria acumulada do mês saltou para 80,1 milímetros, o que representa cerca de 88% a mais do que se a média histórica de janeiro, de 7,11 mm por dia, estivesse se repetindo.

Quando comparado ao dia 1º de janeiro, quando estava com 7,2% da capacidade, o atual volume armazenado de água, no entanto, é 1,8 ponto porcentual inferior. Em 2015, já foram registradas 26 quedas no nível do Cantareira - nenhum delas nos últimos cinco dias.

O cálculo da Sabesp já considera duas cotas do volume morto - uma de 182,5 bilhões, adicionada em maio, e outra de 105 bilhões de litros de água, em outubro.

O Sistema Cantareira, teve o maior aumento neste ano, com 0,2 ponto porcentual a mais do que no dia anterior (Foto: Sabesp)

Outros mananciais

Além do Cantareira, os outros cinco mananciais tiveram aumento no volume de água represada. Em termos proporcionais, o Guarapiranga sofreu a maior alta, saltando de 48,1% para 49,8% da capacidade: 1,7 ponto porcentual a mais em apenas 24 horas. A pluviometria do dia na região foi de 43,8 mm, quase o dobro do que havia chovido até então neste mês.

Após um dia de chuvas de 33,6 mm, o Sistema Alto Tietê também subiu bem: 0,5 ponto porcentual. Nesta sexta, o reservatório, que chegou a "socorrer" regiões abastecidas pelo Cantareira, opera com 11,5%, contra 11% no dia anterior. Esse número leva em conta 39,4 bilhões de litros do volume morto.

Já os sistemas Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro tiveram aumento de 1,5, 1,3 e 0,4 ponto porcentual, respectivamente. Os reservatório operam com 30,6%, 76,4% e 30,4% da capacidade.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter