X

Cotidiano

Cirurgias feitas no Castramóvel crescem 50% em cães e gatos, em Santos

Segundo a Coordenadoria de Defesa da Vida Animal, foram 277 animais em janeiro e 373 em fevereiro

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 04/03/2015 às 18:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um total de 650 cães e gatos foi castrado no primeiro bimestre deste ano por meio do Castramóvel. Segundo a Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), foram 277 animais em janeiro e 373 em fevereiro. O número é praticamente 50% do total registrado nos primeiros seis meses de funcionamento do serviço móvel, inaugurado em julho passado: 1.316 bichos.

A expectativa da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), à qual está ligada a Codevida, é aumentar ainda mais os atendimentos a partir de junho, quando deve entrar em operação o segundo Castramóvel. Será mais um micro-ônibus especialmente adaptado para a realização de cirurgias de castração em animais domésticos.

O primeiro começou a funcionar em Caruara -  fez 14 cirurgias - na Área Continental. Atualmente, o veículo, dotado de duas mesas cirúrgicas, pia e ar-condicionado, trabalha com 30 agendamentos diários. E os médicos veterinários da Prefeitura também fazem consultas e atendimentos de emergência.

Morros

O novo veículo, avaliado em R$ 239 mil já foi adquirido e está na fase de adaptação. De acordo com Leila Abreu, coordenadora da Codevida, com a nova aquisição, a proposta é que um dos veículos atenda prioritariamente os morros, enquanto o segundo percorrerá as regiões mais afastadas.

O número é praticamente 50% do total registrado nos primeiros seis meses de funcionamento (Foto: Divulgação/PMS)

"Controlar a população de cães e gatos por meio da castração é o principal objetivo da Prefeitura, já que é o método mais seguro e moderno para reduzir o abandono e os maus-tratos", afirma.

Próximos atendimentos

Quinta e sexta-feira (5 e 6/3) -  Morro da Nova Cintra

Segunda-feira (9) - Vila dos Criadores

Terça-feira (10) - Vale do Quilombo (10)

Quarta-feira (11) -  Rádio Clube (11)

Quinta-feira (12) - Jardim São Manoel.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter