X

Cotidiano

Cientistas encontram primeiro peixe de sangue quente

O Lampris guttatus - conhecido como peixe-lua, peixe-papagaio ou peixe-cravo - tem cerca de 1,5 metro e habita oceanos no mundo todo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/05/2015 às 01:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em águas geladas e escuras, de 50 a 300 metros de profundidade, cientistas dos Estados Unidos revelaram o primeiro peixe de sangue quente. O estudo, que será publicado nesta sexta-feira, 15, na revista Science, mostra que mamíferos e aves não são os únicos com capacidade de aquecer o sangue, mantendo-o em temperatura superior à do ambiente.

O Lampris guttatus - conhecido como peixe-lua, peixe-papagaio ou peixe-cravo - tem cerca de 1,5 metro e habita oceanos no mundo todo. O sangue quente, segundo os autores, permite que ele nade com mais agilidade, tenha reações mais rápidas e enxergue melhor. Tudo isso o torna predador de alta performance, algo incomum em águas com temperatura em torno de 5°C.

"Achávamos que se tratava de um peixe com movimentos lentos, como a maior parte dos peixes de ambientes frios, que precisam conservar energia emboscando presas, em vez de caçá-las. Mas, como ele consegue aquecer o próprio corpo, torna-se predador rápido e ágil", disse o principal autor do estudo, Nick Wegner, da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Itanhaém

Motorista de caminhão morre após bater veículo em mureta em Itanhaém

O corpo de bombeiros foi chamado e confirmou o óbito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter