Cotidiano
Certificação abriria caminho para repasses milionários, fortalecendo o turismo e valorizando a identidade cultural da cidade
Cubatão como estância turística entrou de vez na pauta do Legislativo municipal / Renan Lousada/DL
Continua depois da publicidade
A busca pelo reconhecimento oficial de Cubatão como estância turística entrou de vez na pauta do Legislativo municipal.
A Comissão Especial de Representação (CER), criada para organizar a participação da Câmara no 8º Conexidades, em Holambra (SP), apresentou seu relatório final na sessão da última terça-feira (23) e definiu como prioridade avançar na certificação junto ao Governo do Estado.
Continua depois da publicidade
O status de estância turística é concedido a cidades com características naturais, culturais ou históricas que favorecem o turismo. Além de fortalecer a imagem do município, a conquista garante repasses específicos de recursos estaduais para investimentos no setor.
Cidade mais poluída do mundo dá volta por cima e conquista selo internacional da ONU
Continua depois da publicidade
O evento, realizado entre 4 e 8 de agosto, reuniu autoridades, gestores públicos e representantes da sociedade civil em torno do tema “Sustentabilidade: desafio e prioridade para as lideranças”.
A agenda incluiu discussões sobre inovação tecnológica, agronegócio, inteligência artificial, políticas públicas para mulheres e gestão de resíduos.
Os vereadores Batoré (Agir) e Carioca (PSDB) representaram a comissão durante o encontro, que também contou com a participação da Prefeitura de Cubatão por meio de um estande da Secretaria de Turismo.
Continua depois da publicidade
O espaço destacou o Mapa Turístico da cidade e a certificação internacional Tree Cities of the World, concedida pela ONU no início deste ano.
Viaduto da Vila dos Pescadores terá acesso liberado com nova obra em Cubatão
No relatório final, os parlamentares destacaram ainda contatos com empresas da área da saúde, interessadas em projetos de atendimento domiciliar, além de intercâmbios culturais com representantes de outros municípios paulistas.
Continua depois da publicidade
Entre as metas, a comissão definiu a participação ativa da Câmara nos congressos da Associação Paulista das Estâncias Turísticas (APRECESP) e da Associação dos Municípios de Interesse Turístico (AMITESP).
O objetivo é fortalecer a candidatura de Cubatão e aproximar o Legislativo de programas estaduais voltados ao turismo.
O documento também prevê a presença da Câmara no Congresso da União das Escolas do Legislativo do Estado de São Paulo, em Campinas, no mês de outubro.
Continua depois da publicidade
A ideia é expandir as atividades da Escola do Legislativo cubatense e promover intercâmbios entre vereadores de diferentes municípios com as secretarias locais de Educação, Saúde e Segurança Pública, buscando implantar programas inovadores na cidade.
Segundo os integrantes da CER, o reconhecimento de Cubatão como estância turística seria um passo estratégico para diversificar a economia e valorizar a identidade cultural e ambiental do município.