Sinalização serve como um alerta visual e busca reduzir o número de acidentes, especialmente durante manobras de ultrapassagem / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os ônibus dos transportes coletivos e escolares de Indaiatuba começaram a circular com adesivos nas laterais que indicam os pontos cegos dos veículos. A ação teve início na última quinta-feira (24).
Promovida pela Prefeitura Municipal, em parceria com a SOU Indaiatuba, a iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres sobre os riscos de trafegar em áreas com baixa visibilidade para os condutores de ônibus.
Continua depois da publicidade
A sinalização serve como um alerta visual e busca reduzir o número de acidentes, especialmente durante manobras de ultrapassagem ou mudanças de faixa.
Normalmente, os veículos contam com alguns pontos rotulados como "Pontos Cegos", onde a visão do motorista é limitada, mesmo com o auxílio dos espelhos retrovisores.
Continua depois da publicidade
A proposta foi apresentada pelo vereador Luiz Alberto "Cebolinha" Pereira e aprovada após análise técnica do Departamento de Transportes, que entendeu a ação como uma medida eficaz de segurança viária.
De acordo com o prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB), a medida é relevante diante do elevado número de ciclistas e motociclistas que circulam diariamente pelas vias da cidade.
Um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de veículos de transporte público exclusivos para mulheres, rotulados como “Ônibus Rosa”, foi apresentado na Câmara Municipal de São Paulo pelo vereador Sansão Pereira (Republicanos).
Continua depois da publicidade
Segundo a primeira versão do documento (01-00719/2025), os veículos seriam de uso exclusivo do gênero feminino em todas as regiões da capital.
Inclusive, segundo a psicologia cumprimentar os motoristas faz bem tanto para o passageiro quanto ao motorista