X

Cotidiano

Chuva supera média histórica e Cantareira sobe a 7,8%

O reservatório que abastece a Região Metropolitana de São Paulo apontava, há um ano, 18,5% de sua capacidade de reserva

Publicado em 16/02/2015 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pelo 11º dia seguido, o nível do Sistema Cantareira subiu e atingiu hoje (16) 7,8% da capacidade, ante 7,3% no domingo, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) divulgados há pouco. A alta no nível do reservatório ocorreu após uma chuva acumulada de 42,6 milímetros (mm), o que levou a um volume recebido mensal de 206,1 mm, já superando a média mensal histórica para fevereiro, de 199,1 mm.

O reservatório que abastece a Região Metropolitana de São Paulo apontava, há um ano, 18,5% de sua capacidade de reserva. No entanto, o cálculo atual da Sabesp para chegar aos 7,8% de capacidade considera duas cotas do volume morto, uma de 182,5 bilhões e outra de 105 bilhões de litros de água, acrescentadas em maio e outubro de 2014.

Todos os outros reservatórios monitorados pela Sabesp - Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro - também tiveram crescimento no volume armazenado de água, após as chuvas que atingem desde sábado o Estado de São Paulo.

Pelo 11º dia seguido, o nível do Sistema Cantareira subiu e atingiu hoje (16) 7,8% da capacidade, ante 7,3% no domingo (Foto: Sabesp)

Com 24 mm de chuva acumulada, o Alto Tietê saiu de 14,1% para 14 6% da capacidade de armazenamento e o Guarapiranga chegou a 55 3%, ante 52,% no dia anterior, com os 6,2 mm recebidos. O nível do Alto Cotia variou de 34,4% para 35% após um total de 3,8 mm de chuvas no dia.

O Sistema Rio Grande segue como o reservatório mais perto de sua capacidade total, com 81,1%, hoje, ante 80,7% ontem, após 9 mm de chuva. Já o Sistema Rio Claro variou de 32,1% para 32,8% entre os períodos, depois de receber um acumulado pluviométrico de 16,6 mm. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter