X

UMIDIFICAÇÃO

Cetesb pede ajuda às indústrias para reduzir poluição em Cubatão

Após a qualidade do ar atingir o pior nível, agência ambiental precisou recorrer à "umectação" de ruas e avenidas

Nilson Regalado

Publicado em 19/03/2024 às 10:34

Atualizado em 19/03/2024 às 10:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Boletim de Qualidade do Ar, emitido pela Cetesb ontem, apontava as estações de Cubatão com qualidade do ar 'moderada' / Divulgação

A agência da Cetesb em Cubatão acionou as empresas e indústrias do Polo Industrial de Cubatão no último final de semana para que providenciassem "a umectação das vias externas e internas do parque industrial". A medida foi uma resposta à piora na qualidade do ar na Cidade, especialmente na Vila Parisi. Conforme relatou o Diário do Litoral no último domingo, a poluição por material particulado 10 (MP10) atingiu o nível mais crítico na classificação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Segundo dados da própria Cetesb, na última sexta-feira a qualidade do ar na Vila Parisi foi considerada "péssima", conforme os critérios da Resolução Conama 491/2018. Nessas condições, "toda a população pode apresentar sérios riscos de manifestações de doenças respiratórias e cardiovasculares", segundo os estudos que serviram de parâmetro para a resolução do Conama.

Na prática, quando a qualidade do ar é classificada como "péssima" isso significa que a quantidade de poluentes ultrapassou o limite de 200 nanogramas por metro cúbico de ar respirado. Na sexta-feira, esse índice chegou a 205.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Cetesb monitora vazamento de petróleo em terminal da Petrobras

O objetivo da umidificação das vias do Polo Industrial era justamente reduzir a quantidade de MP10. Segundo a definição da própria Cetesb, o MP10 é constituído de partículas sólidas ou líquidas, pequenas o suficiente para se manterem suspensas no ar e sem característica química bem definida. Esse poluente surge a partir da queima de combustíveis fósseis nos veículos, principalmente os movidos a diesel, além dos processos industriais e de aerossóis secundários.

Em nota, ontem, a Cetesb informou "que, as condições meteorológicas, no final de semana, foram marcadas pela ausência de chuva e altas temperaturas, em Cubatão, aliadas à movimentação de veículos na rodovia e no interior do Polo Petroquímico". Segundo a agência ambiental ligada ao Governo do Estado, essas condições de ra seco foram as "causadoras do levantamento de poeira na atmosfera, aumentando a concentração de material particulado, no Polo Industrial de Vila Parisi".

Túnel Santos-Guarujá reduzirá poluição em 53%

Ontem, o Boletim de Qualidade do Ar, emitido pela Cetesb às 11 horas, apontava as estações de Cubatão com qualidade do ar "moderada", portanto com condições favoráveis à dispersão dos poluentes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Restaurante de Santos está entre os 100 melhores do País; saiba qual

Revista Exame divulgou nesta semana a lista com os melhores restaurantes do Brasil; estabelecimento santista ficou em 92º

Polícia

Corpo de turista desaparecido é encontrado em Guarujá

A confirmação da identidade do cadáver foi feita pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos, após uma verificação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter